Variados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Galápagos
Em meio à imensidão do oceano pacífico existe lugar como nem outro, um paraíso para os admiradores da vida selvagem, abitado por animais que não são encontrados em nem outro lugar do planeta, que estão ligados diretamente às terras, e as águas que o circulam. Estes seres são tão intrigantes que estimularam ideias que mudaram a nossa forma de ver o mundo, está é uma história deprocesso em lugar, um processo que se tornou o maior paradigma da biologia moderna, um lugar tão cheio de mistério que em tempos remotos foram chamadas de ilhas galápagos.
19° oeste, 1° sul, um mundo perdido na vastidão do pacífico, lar das mais estranhas espécies animais, onde a força da natureza predomina, as galápagos são remotas, a 960 km da América do sul, na faixa do equador, cada ilha possui suaprópria característica e história, algumas são cobertas por floresta gerando abundância, outras hostis, fumegantes, lar de piratas e covas de dragões, estas ilhas inspiraram a teoria da evolução de Darwin. Elas não são normais, e sim um misterioso mundo pré-histórico, que suas paisagens influenciam profundamente a vida neste lugar, a terra é ligada diretamente ao centro do planeta.
Em galápagosa vida se faz com vigor e originalidade. São treze ilhas principais espalhadas, com de 100 ilhotas, rochas e recifes. Uma artéria de rocha superaquecida termina na superfície, com centenas de quilômetros abaixo da crosta terrestre, é um hot spot vulcânico, galápagos está sempre fervendo, mesmo debaixo das ondas, bolhas são formadas que chega a dar a impressão que as ilhas estão em um processo derespiração, isso dá uma pita essencial para a origem das ilhas.
Galápagos é um dos lugares mais vulcânicos do planeta. O hot spot está ativo a milhões de anos, construindo ilha após ilha, mas não é apenas como essas ilhas nascem, mas onde elas nascem é o que torna as galápagos tão especiais, elas surgiram do cruzamento de quatro grandes correntes oceânicas, vindas de todos os canto s do pacífico,essa interação de correntes quente e frias gera uma diversidade extraordinária de vida marinha, são mais de 500 espécies de peixes que habitam essas águas, isso sem contar as espécies migratórias. Para as criaturas aéreas e marítimas, as galápagos são um santuário agradável, mas essas ilhas não são um bom destino para animais terrestre, aqueles que chegaram até galápagos provavelmente foramvitimas de um inundação repentina arrastados do continente em grandes troncos de árvores, cruzaram quase mil quilômetros sem comida ou água fresca, para qualquer sobrevivente chegar a um lugar como esse seria desanimador. Fernandina é o vulcão mais ativo e cruel de todas as ilhas galápagos um gigante com cicatrizes de larva, esse é um vulcão monumental e único, com a boca de quase 1 km de profundidadee 6 km de largura, onde o vulcão encontra o mar é lá que os dragões vivem, é difícil distinguir um réptil de uma rocha, esses animais só são encontrados em galápagos, ao amanhecer a iguana de sangue frio, degelam depois do frio da noite absorvendo o calor do sol equatoriano, nesta ilha a comida é escassa, e esses repteis são obrigados a fazerem uma missão quase suicida a procura por alimento nomar, elas tiveram que se adaptar a isso conforme o passar dos tempos, mas apenas os adultos maiores que ousam mergulhar uma vez que eles tem que enfrentar grandes obstáculos, enfrentando a força do mar e também o corredor polonês de leões marinhos em seu retorna a terra firme, as iguanas chegam a mergulhar cerca de 9 m de profundida em busca de algas vermelhas e verdes para se alimentar, eles são osúnicos lagartos aquáticos do mundo, e devem se alimentar rapidamente pois sua temperatura corporal cai muito rápido, chegam a suporta 10 minutos debaixo d’agua até que seus músculos desistem, a sobrevivência neste lugar é de aproveitar cada oportunidade.
Fernandina é o mais jovem ilha principal das galápagos, ela deve ter despontado acimas das ondas há aproximadamente 30 mil anos,...
tracking img