Vantagens competitivas epa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antonio Pereira Portella
Fabiano Melo dos Santos
Flávia Hammerschmidt Ribas
Gilberto Coelho de Miranda Júnior
Mônica de Toledo Germano










Case: Vantagens competitivas da Escola Paranaense de Aviação















Curitiba
2009
Antonio Pereira Portella
Fabiano Melo dos Santos
Flávia Hammerschmidt Ribas
Gilberto Coelho de Miranda Júnior
Mônica de Toledo Germano










Case: Vantagenscompetitivas da Escola Paranaense de Aviação


Trabalho apresentado à conclusão do curso de Planejamento e Gerenciamento Estratégico, da PUC – Pontifícia Universidade Católica, orientado pelo Prof. Paulo Otávio Mussi Augusto.












Curitiba
2009
Case: VANTAGENS COMPETITIVAS DA ESCOLA PARANAENSE DE AVIAÇÃO - EPA

HISTÓRICO DA AVIAÇÃO
O homem sempresonhou em voar, desde os tempos mais remotos, muitas tentativas frustradas foram feitas, de Ícaro, passando por Da Vinci, até Santos Dummont que finalmente conseguiu o feito. Desde a época da Primeira Guerra Mundial, até meados dos anos 50 do século passado, houve um período de competição entre países da Europa e os Estados Unidos, na conquista da supremacia da aviação. Com o desenvolvimento demotores cada vez mais potentes, inclusive aviões a jato, impulsionou a aviação como meio de transporte, criando novas rotas e linhas regulares popularizando a aviação civil e reduzindo as distâncias.       
            Já no início do século XXI, a Boeing (americana) e a Airbus (européia) dominam o mercado mundial de grandes jatos. O mercado de jatos executivos também está em alta e os maioresmercados são Estados Unidos, Brasil, França, Canadá, Alemanha, Inglaterra, Japão e México, pela ordem.
A aviação iniciou-se no Brasil com um vôo de Edmond Plauchut, a 22 de Outubro de 1911. O aviador, que fora mecânico de Santos Dumont em Paris, decolou da praça Mauá, voou sobre a avenida Central e caiu no mar, da altura de 80 metros, ao chegar à Ilha do Governador no Rio de Janeiro.  Iniciou-sea aviação comercial brasileira em 1927. A primeira empresa no Brasil a transportar passageiros foi a Condor Syndikat, no hidroavião "Atlântico", ainda com a matrícula alemã D-1012. A 1° de janeiro desse ano, transportou do Rio de Janeiro para Florianópolis o então Ministro da Viação e Obras Públicas, Vitor Konder e outras pessoas. A 22 de fevereiro, iniciava-se a primeira linha regular, a chamada"Linha da Lagoa", entre Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Em junho de 1927, era fundada a Viação Aérea Rio-Grandense (VARIG), sendo transferido para a nova empresa o avião "Atlântico", que recebeu o prefixo nacional P-BAAA. A 1° de dezembro do mesmo ano, a Condor Syndikat, que acabara de inaugurar sua linha Rio - Porto Alegre, era nacionalizada, com o nome de "Sindicato Condor Limitada", mastomaria, durante a II Guerra Mundial, o nome de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul (absorvida nos anos 80 pela VARIG). Em novembro de 1927, inaugurando a linha para a América do Sul da nova companhia francesa Aeropostale chegava ao Rio de Janeiro, Jean Mermoz, que se tornaria o mais famoso aviador da época. A extensão do país e a precariedade de outros meios de transporte fizeram com que a aviaçãocomercial tivesse uma expansão excepcional no Brasil. Em 1960, o país tinha a maior rede comercial do mundo em volume de tráfego depois dos Estados Unidos.A crise e o estímulo do governo federal às fusões de empresas reduziram esse número para apenas quatro grandes empresas comerciais (VARIG, VASP, TransBrasil e Cruzeiro). Muitas cidades pequenas saíram do mapa aeronáutico, mas ainda nessa mesmadécada organizaram-se novas empresas regionais, utilizando inicialmente os aviões turbo hélices fabricados no Brasil pela Embraer, Bandeirante EMB-110.
            A VARIG absorveu a Cruzeiro e adquiriu outras empresas regionais, se transformando no início desse século XXI como a maior transportadora da América Latina e a então regional TAM, se transformou na segunda maior empresa do continente...
tracking img