Valores e principios do cooperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Valores do cooperativismo
Precedendo aos princípios, os valores posicionam-se acima deles na determinação hierárquica da Doutrina Cooperativista.
Segundo IRION (1997, p.49): "Valores são experiências morais, de caráter permanente que se constituem no arcabouço do pensamento e da conduta dos cooperativistas".
A interação dos valores e dos princípios com as ideias gerais constitui a basedoutrinária que embasa e legitima o cooperativismo.

1) Solidariedade
A solidariedade é um valor essencial que deve estar presente nas diversas instâncias de uma cooperativa, é um fator primordial para a existência e o fortalecimento da cooperação entre os associados da cooperativa.

2) Liberdade
O valor cooperativista da liberdade permite aos associados da cooperativa retirarem-se doempreendimento no momento que lhe for conveniente e também aos pretendentes de tornarem-se cooperados por livre e espontânea vontade.
A liberdade é relativa dentro da organização, limitada por regras de conduta impostas pelo próprio grupo.

3) Democracia
A democracia não tem seu sentido aqui entendido apenas na forma de participação e organização política dentro das cooperativas, mas sim na participaçãode todos os associados nas reuniões, do direito de opinião, da oportunidade do exercício das funções diretivas entre outros.
A aplicação do valor de democracia inibe a distinção entre pessoas, bem como o surgimento de grupos de interesse ou figuras de poder.

4) Justiça Social
Com a promoção da Justiça Social, é adquirida a evolução pessoal dos indivíduos, que se concretiza através da promoçãodas pessoas, através da educação, cultura, qualidade de vida oportunidade de trabalho e de realização pessoal.

5) Equidade
A equidade garante o tratamento igual, de acordo com o grau de participação nas relações humanas e de contribuição para os associados.
Através da equidade, as cooperativas põem em pratica um direito igual para todos os associados de participarem da organização,partilhando igualmente os benefícios resultantes.

6) Participação
A participação ativa de todos os cooperados nos diversos estágios de desenvolvimento organizacional de uma cooperativa determina até que ponto os objetivos traçados pelo empreendimento serão alcançados de forma eficaz.
A participação deve ser entendida ao mesmo tempo como um direito e um dever dos cooperados , pois do mesmo jeito quesão donos do empreendimento e podem participar livremente da gestão e da tomada de decisões, são obrigados a participar para contribuir com o coletivo.
7) Universalidade
Através do valor da universalidade as pessoas e os grupos associados descobrem o seu maior valor e enriquecimento não em ações individuais , mas no trabalho coletivo em prol de objetivos de interesse universal.
A cooperaçãouniversal auxilia na inexistência de qualquer distinção de classe, raça, cor ou religião, estabelecendo a união entre todos em razão de interesses que atendam as necessidades da coletividade.

8) Honestidade
A honestidade é um aspecto componente da formação do caráter do ser humano, cada vez mais desprezado na sociedade.
Com a intenção de promover uma reforma moral das pessoas, os pioneiros docooperativismo buscavam sempre alertar para as atitudes e o comportamento dos indivíduos na sociedade.
Através da honestidade, a cooperativa é capaz de estender cada vez mais sua influência com o ambiente externo, haja vista que, devido às suas ações a sociedade acreditará cada vez mais no sistema cooperativista.

Princípios do Cooperativismo

* Diretrizes pelas quais as cooperativas colocam emprática seus valores;
* Estes princípios foram definidos no processo de criação da primeira cooperativa, a dos tecelões do bairro de Rochdale, em Manchester, na Inglaterra em 1844.
* Ao longo dos anos seus cinco (05) princípios foram sendo atualizados, mas mantidos na sua essência.
* Na assembleia do centenário da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, realizada em Manchester...
tracking img