Estatistica anova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA DE CAMPO – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
ANALÍSE DE TIPOS DE USUÁRIOS DA WEB


O trabalho tem o objetivo de analisar por métodos estatísticos os tipos de usuários web, afim de buscar a preferência de cada, para que se possa criar novos softwares ou meios de chamar atenção do internauta para aquelas informações bem como delinear o que este usuário tem como prioridade no uso da web. Oprojeto buscou saber na pesquisa o conhecimento individual de web, para isso direcionamos perguntas relacionadas ao tema tais como: jogos, esportes, e-mail, redes sociais e noticias do cotidiano. Os principais procedimentos adotados foram criar questionários de forma que fossem respondidos por pessoas escolhidas de forma aleatória, com isso obtivemos 100 dados para serem analisados. Com essesdados recolhidos foram feitas a estatística descritiva, tabela anova e analise de regressão.

PALAVRAS-CHAVE: USUARIOS; WEB.

1. INTRODUÇÃO

Hoje por meio de tecnologias criadas pelo ser humano, temos informações chegando a todo instante. O conceito do Web foi criado no CERN (Centro Europeu de Investigação Nuclear) em 1991 por uma equipe de investigadores a que pertencia Tim-Berners LEE,considerado hoje como o fundador da Web.
O princípio de web assenta na utilização de hiperligações para navegar entre páginas web por meio de um software chamado navegador. A web nos proporciona muitas informações de forma instantânea, através dela podemos ter acesso a bancos, notícias, e-mails, compras, divertimentos, em qualquer hora do dia ou da noite.
Para a realização deste trabalho foramproduzidos questionários com a intenção de estudar estatisticamente como os usuários da web tem acesso a ela, com que frequência ele usufrui deste meio, e que tipos de sites esta usuário acessa com maior frequência, como redes sociais, informativos, estudos e trabalho. Com os dados coletados, foram feitas analises estatísticas com a intenção de obter informações sobre o tipo de usuário de web, como elese comporta ao acessar alguma pagina, comparar os sites por idade tentando assim tentar explicar se a idade tem influencia sobre os interesses pela web.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Todo planejamento em estudo requer certos cuidados, afim de que os resultados possam ser tais quais os objetivos.
A estatística descritiva nos permite conhecer com profundidade a amostra, por meio das medidas dedispersão, posição, formas, bem como, análise quantitativa; Por parte da análise qualitativa foram feitos uma gama de gráficos, afim de uma melhor comparação dos dados, desta forma utilizamos uma análise de variância com o intuito de comparar os dados em uma mesma amostra.
“A ideia da ANOVA é comparada a variação, devida aos tratamentos com a variação devida ao acaso ou resíduo”.
SOUZA, AdrianoMendonça.

3. MATERIAL E MÉTODOS

Nossa pesquisa de campo teve por abrangência cidadãos do município de Medianeira-PR, sendo das mais variadas classes, conhecimentos intelectuais e conhecimentos web, necessitadas ou não da internet para seus trabalhos. Ao pesquisar sobre os tipos de usuários de web, pudemos observar a diversificação de dados no nicho em questão. Para a pesquisa de campo, foramouvidas 100 pessoas das mais variadas possíveis, a fim de estabelecer como há distinção no uso da tecnologia em questão, de acordo com a instrução, grau de conhecimento em web, idade, profissão
Para analisar os dados coletados, utilizamo-nos recursos estatísticos, tais como: Estatística Descritiva, Análise de Variância(ANOVA) e Análise de Regressão, aos quais puderam externar uma mais ampla epor consequencia mais completa análise.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em nossa pesquisa foram feitas perguntas a respeito de qual site é mais acessado, qual a maior utilidade da internet, se é considerado dependente da internet e se é conhecedor de web. Os dados obtidos referentes a esses questionamentos foram utilizados para fazer uma analise qualitativa.

4.1 ANALISE QUALITATIVA

Esse...
tracking img