Valores Pessoais Schwartz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Valores

Histórico

Segundo Domenico (ano), estudos sobre o conceito e essência dos valores vem sendo feito desde os primórdios, resultando em diferentes correntes e pensamentos de cunho filosóficos . Domenico (ano) apresenta primeiramente duas correntes teóricas para explicação dos valores. Existe a correte objetivista no qual acredita que os valores fazem parte das coisas e fazem parte dascoisas invariavelmente em relação a tempo e espaço. Scheler, neste caso seria um exemplo da correte objetivista, no qual acredita que o estudo e observação dos fenômenos levaria a compreensão da essência dos valores (DOMENICO PROFESSORA ANO). Segundo a mesma linha, a autora nos apresenta a existência da corrente subjetivista, no qual afirma que a existência dos valores acontece posteriormente avaloração dada pelos os indivíduos. Ou seja, o valor existe somente após o individuo dar um valor para o objeto e não faz parte do objeto em si. Autores que seguem esta corrente, defendem que o estudo dos valores pode ser feito através do método cientifico (domenico professora ano). Para Alfred Stern, algo só recebe alguma propriedade de valor quando alguém lhe da algum valor, sendo assim, o valoré dado pelo individuo de acordo com os seus interesses (DOMENICO PROFESSORA ANO)
Seguindo a diante no histórico sobre valores, filósofos estudaram uma estrutura e hierarquia relacionada aos valores (domenico prof), no entanto, até então nunca se chegou a um consenso sobre a universalidade dos valores, uma vez que cada estrutura variava de acordo com as diferentes concepções de cada filosofo.Adiante nos estudos de valores, é possível citar Rokeach, no qual relaciona os valores com as necessidades, sendo os valores uma forma de guia para ações e atitudes, sendo uma forma de expressão das necessidades para a sociedade (domenico ano). Rokeach procurou definir uma estrutura de valores, onde entendia que existem dois grupos de valores: os valores terminais e os valores instrumentais. Osvalores terminais são uma representação da metas do que um individuo gostaria de atingir em sua vida. Já os valores instrumentais representam os valores que norteiam comportamentos para atingir os valores terminais. Esta definição possibilita o entendimento de que a estrutura de valores está presente em cada individuo, variando somente os valores de cada individuo (domenico ano)
No entanto, segundoDomenico (ano), Rokeach utilizou o método cientifico para identificar a presença de valores nos indivíduos. No entanto, segundo Tamayo (ano do artigo dele), o método utilizado por Rokeach possuía algumas falhas em sua estrutura. A definição dos valores de Rokeach são valores típicos da cultura norte américa e foram testados em uma pequena cidade americana, evidenciando assim uma falha no que dizrespeito a universalidade dos valores. Além disto, segundo Tamayo (ano), Rokeach não definiu uma interdependência entre os valores terminais e os instrumentais, ou seja, eles são independentes entre si e possibilitam resultados muito variados.


Schwartz

Segundo Tamayo (ano), a teoria de Schwartz se destaca pelo fato de ter sido a primeira a identificar as motivações que expressam os valores,sendo esta a característica que diferencia um valor do outro. Além disto, Schwartz segue a linha teórica no qual acredita que os valores se encontra nos indivíduos, e as coisas são valoradas porque alguém atribuiu algum valor para elas (domenico ano.
Em sua teoria, Schwartz define uma teoria de valores básicos universais, no qual identifica dez valores motivacionais distintos e explora adinâmica de conflito e congruência entre eles (Schwartz 2005).
Segundo Schwartz (2005), a teoria de valores aborda aspectos da psicologia humana e desta forma, devem ser universais, ou seja, a teoria pode ser aplicada e é válida para qualquer cultura. As principais características dos valores são listas pela teoria dos valores conforme a seguir (Schwartz); 1. Valores são crenças ligadas diretamente...