Vale de geotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vale de Geotecnologias

Por Ágatha Branco

[pic]

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) é conhecida por ser uma potência mundial do ramo de mineração. A empresa foi criada em 1º de junho de 1942, durante o governo Getúlio Vargas, e privatizada 55 anos depois, quando o então Consórcio Brasil, composto pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Bradesco e a Previ, fundo de pensão dos funcionários doBanco do Brasil, venceu o leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e adquiriu 41,73% das ações ordinárias do Governo Federal por 3,338 bilhões de dólares. Em 2001, a CSN saiu do negócio.

Ao longo de sua história, a Vale expandiu sua atuação do Sudeste para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, diversificando o portfólio de produtos minerais e consolidando a prestaçãode serviços logísticos. Atua nas áreas de mineração, alumínio, carvão, logística e energia, e está presente em 14 estados brasileiros e nos cinco continentes. A partir de 2005, a empresa investiu na compra de seis empresas ao redor do mundo. A mais significativa foi a compra da canadense Inco, no final de 2006, que tornou a CVRD a maior produtora mundial de níquel.

Nos últimos anos, a Vale teveuma evolução acelerada e foi considerada pela revista Exame Melhores e Maiores (agosto de 2007) como a maior empresa produtora e exportadora de minério de ferro do mundo em 2006,
quando apresentou uma rentabilidade média de 31,6% para os acionistas.

De acordo com dados da CVRD, a empresa emprega quase 140 mil pessoas, sendo que os postos de trabalho diretos cresceram mais de 24%, comparados com oprimeiro semestre de 2006.

A CVRD atende o mercado com diversos produtos, que dão origem a uma infinidade de elementos presentes no dia-a-dia de milhões de pessoas. Além disso, a Vale tem o compromisso com o meio ambiente, sendo responsável por diversos projetos ambientais que ajudam na conservação do planeta. No primeiro semestre de 2007, a companhia investiu mais de 119,1 milhões de dólares emprojetos ambientais, um aumento de 46,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
[pic]


SIG na Vale

Uma das pioneiras em aplicações utilizando as  geotecnologias no Brasil, a CVRD teve esta iniciativa na década de 1980, com o uso de imagens de satélite LandSat, em baixa resolução, de uso muito valioso. Na época, as diretorias já tinham uma visão da importância da implementação de umSIG.

Segundo Patricia Procópio, especialista em geoprocessamento do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos, “a evolução para a gestão começou a partir de uma ferramenta de trabalho utilizada por geólogos. E hoje é muito mais, ela nos dá a possibilidade na tomada de grandes decisões “

As iniciativas começaram em uma empresa de exploração do grupo, que se chamava DoceGeo - hojeo Departamento de Desenvolvimento de Projetos Minerais (DIPM). A ferramenta inicial foi o MapInfo, e posteriormente foi feita a migração para aplicações da Esri.

A Vale investe constantemente na aquisição de equipamentos, bases cartográficas, atualização e padronização de dados, bem como na reciclagem, capacitando constantemente o pessoal que utiliza a ferramenta. Desta forma, agrega inúmerosvalores às atividades, nas quais viabiliza ações geograficamente consistentes baseadas em Sistema de Informações Geográfica (SIG).

[pic]


Um passo para o futuro

Em 2002, quando foi criada uma decisão da diretoria executiva (DDE–0048), formalizou-se  a necessidade da criação de um sistema corporativo de gestão ambiental e territorial utilizando SIG.

Com várias premissas de que os dados deveriamser organizados, padronizados e adquiridos para aproveitamento futuro, a preocupação era ter um padrão no qual toda a empresa pudesse usufruir das informações, principalmente nas tomadas de decisões. Adriana Crem, administradora do Banco de Dados Geográficos Corporativo da CVRD, lembra que “na época houve, por parte de um grupo, um grande esforço para se ter procedimentos de padronização e...
tracking img