Celenterados.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são/Anatomia:
Cnidários, também conhecidos como celenterados que são lembrados como aqueles animais marinhos que queimam, como por exemplo, as águas-vivas que utilizam de cnidoblastos que sãocélulas que auxiliam na defesa destes animais contra seus predadores e, também, na captura de suas presas. Estas contêm nematocistos, capazes de penetrar na pele da vítima e liberar uma substânciaurticante, então causam ardor e paralisam. Vale dizer que são animais exclusivamente aquáticos.
Uma curiosidade é a “vespa-do-mar” que é considerado um dos animais mais venenosos do mundo, ele é capazde matar 60 pessoas em menos de uma hora, devido os seus nematocistos que provoca a imediata parada cardíaca e respiratória da vitima; com o coração anestesiado, já que o veneno se dissolve nosglóbulos brancos, não se tem nem tempo de socorrer. Uma característica dos celenterados é que, diferentemente dos poríferos, apresentam cavidade digestiva: porém, é incompleta; ou seja, possui uma únicaabertura que é a boca, daí se alimentam e fazem cocô pelo mesmo local.
Os cnidários são diblásticos e com simetria radial. Simetria radial é quando podem ser cortadas em pedacinhos e todos ficarãoiguais, como quando cortamos uma pizza; diblastico é quando possui apenas dois folhetos embrionários.
Representantes:
Os cnidários apresentam polimorfismo, ou seja, possuem duas formas corporaispossíveis: o pólipo e a medusa. Os pólipos têm corpo cilíndrico, a boca é situada na região superior, rodeada de tentáculos e a medusa possui a boca situada no centro da face inferior do corpo, que também érodeada de tentáculos.
E são divididas nas classes Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa. A primeira tem como representantes pólipos e medusas, como as do Gênero Hydra e Obelia (caravela-portuguesa), sendoque alguns são de água doce; cifozoários compreendem indivíduos que vivem predominantemente ou apenas em forma medusoide, e geralmente são mais desenvolvidas que as da classe anterior. Finalmente,...
tracking img