Vaginose bacteriana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Contexto: Hipertermia maligna é uma desordem farmacogenética, que é ativada pela exposição de indivíduos susceptíveis a anestésicos voláteis e ao relaxante muscular despolarizante succinilcolina. Na vida diária geralmente o paciente não apresenta evidências de doença ou, no máximo, apresenta sinais de miopatia.
Objetivos: Revisão bibliográfica sobre repercussões da suscetibilidade àHipertermia Maligna no dia a dia do paciente.
Materiais e Métodos: O descritor usado foi ¨Hipertermia Maligna”. Realizado levantamento bibliográfico no Medical Literature Analysis and Retrival System Online (MEDLINE) e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lílacs) de 1966 a 2006. Dentre os 4.738 artigos disponíveis no Pub Med e os 112 do Lilacs, foram selecionados 25com aspectos relacionados à prevenção na vida diária, sendo 11 estudos experimentais e 14 clínicos.
Resultados: A revisão identificou publicações que abordavam os seguintes aspectos relacionados à prevenção da HM: uso de medicamentos (inibidores de recaptação de serotonina, flouroquinolona, contraste iodado, atorvastatina, teofilina, neurolépticos, amrinone, anestesia local, insulina e heparina),uso de drogas ilícitas (MDMA ou ecstasy), a exposição à poluente ambiental (PCB ou bifenil policlorados) e exercícios físicos (esforço, alta temperatura ambiente).
Conclusões: As pessoas susceptíveis à Hipertermia Maligna apresentam alteração no metabolismo intracelular de cálcio, que pode ser desencadeado por variados estímulos que devem ser conhecidos pelo paciente suscetível e pela equipemultidisciplinar que atua nos centros de referência à HM.

Palavras-chaves: Malignant Hyperthermia, consumer health information, review

Introdução
Hipertermia Maligna (HM) é uma desordem farmacogenética, ativada pela exposição de indivíduos susceptíveis a anestésicos voláteis e ao relaxante muscular despolarizante tipo succinilcolina. Há relatos de crises desencadeados por esforço físico e,excepcionalmente, por estresse. Exposição a esses agentes resulta em estado hipermetabólico, manifestado clinicamente por hipercapnia, contratura de músculo esquelético, acidose lática e hipertermia. Sem tratamento, esses episódios são quase sempre fatais. A HM ocorre em humanos com incidência de 1 para 12.000-50.000 eventos anestésicos.1 A HM tem sido associada com mutações em proteínas queinfluenciam a excitação-contração, particularmente com a isoforma esquelética do canal de cálcio do retículo sarcoplasmático, ou receptor rianodina (RyR1).2 Fora da crise, na sua vida diária, geralmente o paciente não apresenta evidências de doença ou, no máximo, apresenta sinais de miopatia.3 Essa miopatia se expressa clinicamente por hipotonia congênita ou fraqueza muscular de início tardio,ocasionalmente os pacientes apresentam intolerância ao esforço, ou cãibras musculares.4 O diagnóstico e o tratamento da crise de HM são bem definidos e disponíveis para os profissionais de saúde, por exemplo, no Brasil no site do CEDHIMA(Centro de Estudos Diagnóstico e Investigação da Hipertermia Maligna) ou nos EUA no site da MHAUS. 5, 6
Entretanto não há disponibilidade de publicações especializadase, nem mesmo, material informativo para os suscetíveis à HM, quanto aos cuidados na vida diária.
Essa lacuna motivou a realização deste estudo, com revisão da bibliografia sobre HM.

Objetivos: Revisão bibliográfica sobre repercussões da suscetibilidade à Hipertermia Maligna no dia a dia do paciente.

Materiais e Métodos: Foi realizada revisão da literatura segundo diretrizes do Grupode Trabalho de Medicina Baseada em evidências que classifica os artigos científicos em 4 níveis: 7
A: Estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência.
B: Estudos experimentais ou observacionais de menor consistência.
C: Relatos ou séries de casos.
D: Publicações baseadas em consensos ou opiniões de especialistas.
O descritor usado foi “Hipertermia Maligna”. Foram realizadas...
tracking img