Vacinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As vacinas quando são injetadas no organismo humano, proporcionam imunidade à vários tipos de doenças. Elas são formadas por substâncias, como proteínas, toxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, enfraquecidos ou mortos, que ao serem introduzidas no organismo, provocam uma reação do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de umainfecção por um determinado agente patogênico, desencadeando a produção de anticorpos que acabam por tornar o organismo imune ou, ao menos mais resistente, a esse agente e às doenças por ele provocadas.
As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Podem ser fabricadas a partir de partes dos microrganismos que estimulam o seu organismo a constituir sua proteção.Quando o indivíduo é vacinado (ou “imunizado”), o seu organismo tem a oportunidade de prevenir a doença sem os riscos da própria infecção. O organismo do paciente desenvolve proteínas protelaras chamados “anticorpos” que destroem o microrganismo. O organismo pode guardar na memória como produzir esses anticorpos durante muito tempo, muitas vezes a vida toda. Desta forma, se a paciente estiver expostonovamente à doença, os anticorpos serão capazes de inibir os microrganismos antes que eles encontrem uma formo de causar a doença.
As vacinas provavelmente salvaram muito mais vidas da que qualquer outro tipo de medicamento na história
Estima-se que as vacinas poupam mais de três milhões de vidas a cada ano, e poderiam poupar muitos milhões a mais se todos recebessem as vacinas adequadas. Asvacinas fazem mais do que apenas salvar milhões de vidas a cada ano, também previnem doenças graves.
Tipos de imunização
Estar imune significa estar protegido contra uma determinada doença. As duas formas de se adquirir imunidade são:

Imunização ativa: ocorre quando o sistema imune, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo (antígenos), responde produzindo anticorpos ecélulas imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Essa imunização pode ser caracterizada como natural e artificial.
Imunização ativa natural acontece quando o antígeno penetra de forma natural no organismo, como acontece em casos infecciosos provocados por vírus e bactérias.
A imunização artificial é quando ocorre a introduçãoproposital de antígenos no organismo. Através da vacina, por exemplo, que visa à profilaxia assim quando um microorganismo penetra em pessoas vacinadas, já encontra anticorpos específicos que inativam os antígenos por ele produzidos.

Imunização passiva: É obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro homem. Esse tipo de imunidade produz uma eficiente proteção,que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses. A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta. Essa transferência ocorre nos últimos 2 meses de gestação, conferindo uma boa imunidade à criança durante seu primeiro ano de vida. A imunidade passiva artificial pode seradquirida sob três formas principais: a imunoglobulina humana combinada, a imunoglobulina humana hiperimune e o soro heterólogo.
A transfusão de sangue é uma outra forma de se adquirir imunidade passiva, já que, virtualmente, todos os tipos de produtos sanguíneos (i.e. sangue total, plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, etc.) contêm anticorpos.
Vacinas vivas atenuadas
Omicrorganismo (micróbio, normalmente bactéria ou vírus), obtido a partir de um indivíduo ou animal infectado, é enfraquecido por passagens sucessivas em meios de cultura ou culturas celulares. Este enfraquecimento diminui o seu poder infeccioso o incapacitando de causar doenças, mas ao mesmo tempo, sendo capaz de estimular a resposta imunológica.
O microrganismo mantém a capacidade de se...
tracking img