Vacina - febre amarela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da febre amarela (vírus amarílico), conhecido cientificamente como um Arbovírus, do gênero Flavivirus. E sua vacina é altamenteimunogênica (confere imunidade em 95 a 99% dos vacinados), bem tolerada e raramente associada com eventos adversos graves. A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus vivos atenuados,derivados da linhagem 17D. No Brasil, utiliza-se a vacina produzida na Fundação Oswaldo Cruz – Bio Manguinhos. A vacina contra a febre amarela é administrada pela via subcutânea e a manifestação maisfrequentemente referida é a dor no local de aplicação, de curta duração e autolimitada. 2 a 5% das pessoas vacinadas apresentam, depois do 6º dia da aplicação da vacina, febre, mialgia e cefaleia, comduração de um a dois dias. A vacina contra a febre amarela é cultivada em ovos embrionados de galinha, que contém, além da linhagem vacinal atenuada, sacarose e glutamato como estabilizadores e o seu usoestá contra-indicado em pessoas com história de reação anafilática, que ocorre habitualmente na primeira hora após a exposição ao alérgeno (ingestão de ovo), constituída de uma ou mais das seguintesmanifestações: urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão e, eventualmente, choque.
Observam-se depois da vacinação três períodos distintos: latência, crescimento e diminuição.• Latência: é o período entre a injeção da vacina e o aparecimento dos anticorpos séricos. Varia de acordo com o desenvolvimento de sistema imunológico da pessoa.
• Crescimento: é o período em queocorre o aumento da taxa de anticorpos, que cresce de modo exponencial, atingindo o máximo no tempo mais variado.
• Diminuição: é o período em que depois de atingir a concentração máxima, a taxa deanticorpos tende a cair rapidamente e depois de forma mais lenta. Essa etapa é longa e depende da taxa de síntese dos anticorpos e de sua degradação, bem como da qualidade e quantidade do...
tracking img