Tiângulo de pascal e assuntos relativos

928 palavras 4 páginas
Toda atividade profissional utiliza uma metodologia, na aplicação técnica de uma sequência de procedimentos necessários à atingir os resultados requeridos, visando um determinado fim, ou um determinado desenvolvimento humano como a aquisição de um novo conhecimento.
Exemplificando:
metodologia didática, no ensino de Matemática (2º ano do Ensino Médio), em conteúdos relacionados - binômio de Newton, números binomiais e o seu cálculo, o significado do fatorial de um número natural, a utilização desses conceitos no cálculo de probabilidades, as probabilidades do sucesso e do insucesso e sua relação com o binômio de Newton.
O volume de informações é extenso, e se iniciado pelo conceito do binômio de Newton, se estabelecem dificuldades de entendimento às percepeçõpes dos alunos em função dos seus conhecimentos prévios.
Primeira abordagem em uma hora-aula: trabalha-se o conceito de triângulo de Pascal, que é uma distribuição numérica triangular com números naturais, construindo-o passo a passo através de perguntas e respostas (professor aluno, aluno professor) em um processo de interação.
Segunda abordagem em outra hora-aula: trabalha-se o conceito de fatorial de um número natural, e o conceito de um número binomial e o seus respectivos cálculos (procedimentos), mostrando aos alunos que existem diferentes representações de um mesmo valor numérico (resultado do cálculo), com a utilização de operações de multiplicação e divisão entre os números naturais considerados.
Terceira abordagem em outra hora-aula: estabelece-se a relação entre os números naturais antes apresentados no triângulo de Pascal, e os valores numéricos do números binomiais, indicando ao aluno a sua igualdade, no significado de que os números binomiais são pares numéricos que identificam as linhas e as colunas no triângulo de Pascal.
Quarta abordagem em outra hora-aula: exercícios e atividades com reativação do conceito de produtos notáveis e sua relação com os valores numéricos das linhas do

Relacionados