Vaca louca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
fim de evitar problemas no mercado internacional de carnes, o Brasil “escondeu” casos registrados de mal da vaca louca por dois anos, segundo umareportagem publicada pela “Food Safety News”, dos EUA, especializada em notícias sobre segurança alimentar.
“O Brasil se tornou em 6 de dezembro o 26º país domundo a registrar um incidente de Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE, na sigla inglesa), ou o sempre fatal mal da vaca louca que pode ser transmitido ahumanos”, diz a reportagem. Segundo o texto, o caso ocorreu há dois anos, mas só agora foi divulgado.
“Países que registram casos de BSE muitas vezes pagamo preço de ter sua carne banida de mercados mundiais”, diz o texto, explicando o motivo da preocupação brasileira.

Segudo a reportagem, um diretor decomitê de saúde animal dos EUA diz que Organização Mundial de Saúde Animal erra ao assumir que todos os países têm a estrutura adequada para investigarrapidamente dasos suspeitos de BSE, e o caso do Brasil provaria que países em desenvolvimentos não têm o mesmo controle sobre doenças assim.

O Ministérioda Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou que as análises realizadas por um laboratório britânico descartaram as suspeitas de que a morte de umavaca, em 2010, no município de Sertanópolis, no Paraná, tenha sido em decorrência da doença da vaca louca. Os resultados foram comunicados à OrganizaçãoMundial da Saúde Animal (OIE) e este órgão decidiu manter o Brasil como país de “risco insignificante” para o mal da vaca louca, segundo um comunicado.
tracking img