v08n02 politica e gestao ambiental conceitos e instrumentos 1

3921 palavras 16 páginas
Revista Brasileira de Energia
Vol. 8 | N o 2
Política e gestão ambiental: conceitos e instrumentos

Política e gestão ambiental: conceitos e instrumentos
Alessandra Magrini*
1 – Introdução
O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução dos conceitos e instrumentos de política e gestão ambiental nos últimos trinta anos apontando suas atuais tendências à luz das transformações sócio­econômicas em curso.
Diversos autores e estudos vem apontando a entrada da sociedade na chamada era pós­ industrial ancorada numa economia cada vez mais globalizada e em transformações tecnológicas profundas. O “meio ambiente” adquire neste contexto nova dimensão: passa de uma conotação essencialmente local para uma concepção global, é reconhecido como bem econômico e sujeito a mecanismos de mercado, é incorporado nas estratégias individuais e coletivas dos diferentes agentes sociais. Embora estas tendências sejam mais evidentes e marcantes nos países desenvolvidos, entende­se que, no caso do Brasil, é exatamente neste momento de mutação, quando ainda não se consolidaram as transformações em curso, que torna­se fundamental rever o percurso da política e da gestão ambiental.
*Professora Adjunta do PPE/COPPE/UFRJ e­mail: ale@ppe.ufrj.br

2 – Sociedade e meio ambiente: alguns elementos para reflexão
A concepção dos chamados longos ciclos econômicos de Kondratieff tem sido retomada por diversos economistas (ver Freeman, 1989; Dosi, 1982; Gerelli, 1995) para evidenciar as mudanças estruturais que marcaram as “ondas” evolutivas da sociedade. A Figura 1 reporta esta evolução.
Historicamente, a partir do momento em que as atividades produtivas do homem adquiriram uma forma organizada, o crescimento da atividade econômica esteve sempre associada a um aumento no uso dos recursos. Isto aplica­se tanto para a sociedade agrícola como

Relacionados

  • TCC
    20936 palavras | 84 páginas