Uygfknlk iohin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXTRUSÃO E ESTAMPAGEM

Anderson Barbosa dos Santos – 20112d3-RC0161
Bruna Rocha Borba de Andrade – 20112D3-RC0030
Carlos Vinicius Cordeiro da Silva – 20112D3-RC0188
Erivelton Ribeiro da Silva Alves – 20112D3-RC0056

RECIFE
SETEMBRO, 2011
Anderson Barbosa dos Santos – 20112d3-RC0161
Bruna Rocha Borba de Andrade – 20112D3-RC0030
Carlos Vinicius Cordeiro da Silva – 20112D3-RC0188Erivelton Ribeiro da Silva Alves – 20112D3-RC0056

EXTRUSÃO E ESTAMPAGEM

Trabalho apresentado ao professor
José Francisco de Araújo Melo da
disciplina de Tecnologia Mecânica 
da turma Mecânica Indútrial
1º período - Turno manhã

IFPE, RECIFE
29 DE SETEMBRO, 2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................PÁG.04EXTRUSÃO..........................................................................................PÁG.05
ESTAMPAGEM...................................................................................PÁG.07
CONCLUSÃO...........................................................................................PÁG.08BIBLIOGRAFIA.......................................................................................PÁG.09
ANEXOS...................................................................................................PÁG.10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo explicar e exemplicar sobre os processos de conformação mecânica de extrusão e estampagem, onde a extrusão é um processo de produção de componentes mecânicos de forma semi-contínua onde o material é forçado através deuma matriz adquirindo assim a forma pré determinada pelo projetista da peça, e a estampagem se refere a um conjunto de operações executadas no material bruto, de forma que geralmente se obtém, ao final do processo, um produto acabado em termos de forma e dimensões.

EXTRUSÃO

A extrusão é um processo de produção de componentes mecânicos de forma semi-contínua onde o material é forçado através deuma matriz adquirindo assim a forma pré determinada pelo projetista da peça.
Em geral a configuração das formas, chamadas de matrizes de extrusão, é transversal e vazada, mas também pode ser cheia. Em função de sua construção sólida e resistente, a geometria da matriz não se altera pelo uso contínuo, tendo assim uma vida útil longa. Os produtos extrudados tem secção transversal constante com dimensõesbastante precisas, podendo no caso de peças compridas serem cortadas ou fatiadas de acordo com a necessidade de uso.

PROCESSOS QUENTE E FRIO
O processo de extrusão é executado de duas maneiras distintas dependentes da temperatura e da ductilidade. A primeira é a extrusão a quente, e a segunda extrusão a frio. A extrusão a quente, é semelhante ao processo de injeção, onde o produto é injetadoa alta pressão e temperatura numa forma vazada ou passa através de um molde de injeção contínua, tomando a forma de peça sólida semi acabada ou também a forma de vergalhão, para ser cortado (fatiado) no comprimento desejado.
A extrusão a frio é semelhante ao processo de extrusão a quente e é a ductilidade do material a ser trabalhado o principal parâmetro na escolha do processo.
Pode-se dizerque a extrusão é a produção semi-contínua dos componentes fabricados, pois, as peças em geral são bastante longas e seu comprimento é limitado pela quantidade de material inserido na cavidade onde age o pistão injetor.
Em função da natureza da fabricação, as peças extrudadas são semi-acabadas não necessitando assim posteriores usinagens. Existe ainda um sistema chamado híbrido, que é a combinaçãoda extrusão por injeção combinada com operações de forjamento, em geral executada a frio.
Alguns casos podem exigir extrusões a quente e a frio no mesmo processo. Equipamentos como o Sigmamix que incorpora mistura e extrusão no mesmo conjunto, após a mistura executa-se a extrusão que, no começo do cone de extrusão e conformação, é aquecido e logo em seguida resfriado para que se evite...
tracking img