A ultima fortaleza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2ª avaliação escrita em grupos: análise do filme “A fortaleza”.

O trabalho deverá ser realizado em grupos de até quatro pessoas. Todas as questões deverão ser respondidas, cada uma delasvale 0,5 pontos.

1ª questão: Como podemos entender a cultura organizacional do ambiente prisional (onde estão aqueles que cometeram delitos frente à ordem militar) estar baseada na própria ordemmilitar? Exemplifique sua resposta a partir de questões como a hierarquia (que deveria ser desconsiderada entre os internos) e a honra (exaltada entre estes).

Após o general Irwin chegar aopresídio, mesmo sabendo que não são mais considerados soldados, os detentos estão dispostos a provar que ainda sabem lutar numa guerra, podemos observar por meio das atitudes entre os detentos, quemantém o respeito da hierarquia dos postos que eles antes ocupavam, sempre se destinando aos colegas pelo seu antigo cargo. A saudação militar é outro exemplo de respeito, “vem da época medieval: quandodois cavaleiros se encontravam, ambos levantavam a viseira mostrando a face, um ao outro. Era o modo de dizerem ‘aqui estou eu!’, ‘este sou eu!’” utilizado no filme exaltando a saudação à seusuperior.

2ª questão: Como você diferenciaria as duas lideranças presentes nesta organização? A saber, a liderança formal (o comandante da prisão) e a informal (o General preso).

Podemosconcluir que neste filme foi observada a diferença entre liderança formal e informal, onde a liderança formal ou a autoridade é a função de confiança que o Diretor do Presídio exercia de formaautoritária e abusiva. Já a liderança informal é um poder de coesão, independentemente de ser autoridade, pois a mesma é desenvolvida de forma nata e aperfeiçoada com conhecimentos adquiridos ao longo da vida,a qual foi desenvolvida pelo General. Observamos que ele utiliza o planejamento e a estratégia para motivar os demais prisioneiros, transformando-os em seguidores, e convergindo a visão dos demais...
tracking img