Utilizacao de graficos em empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE 1
Introdução
Os gráficos de uma organização procuram mostrar os principais meios utilizados por essa organização para conseguir alcançar suas metas, e assim conseguir uma rápida e certeiravisualização de fenômenos esquematizados.Esses gráficos procuram mostrar recursos técnicos que são utilizados, sejam recursos de operações técnicas ou de sistemas de orgãos e pessoas dispostas demaneira a atingirem os resultados.

Organograma
O organograma é o gráfico que reproduz a estrutura formal da empresa incluindo todos os níveis hierárquicos presente neste ambiente. Há vários tipos deorganograma e a decisão deve ser feita por um analista, baseando-se na natureza da organização e seu nível de concentração ou descontração. Os cinco principais tipos de organogramas são:
1.Organograma clássico – é um modelo mais simples, focado nos níveis de hierarquia da empresa. Bastante utilizados nas intituições mais tradicionais que têm a visào da hierarquia como fator preponderante, porexemplo as instituições militares e religiosas. Este modelo também é conhecido como organograma vertical.
2. Organograma radial – é utilizado nas organizações mais modernas e flexíveis que visam otrabalho em grupo sem focar na importância de nenhum dos setores da organização. É bastante utilizado em agências de publicidade, consultorias e grupos artísticos. Também é chamado de organogramacircular.
3. Organograma horizontal – é parecido com o organograma clássico, porém com a escala de hierarquia representada da esquerda para a direita o que se traduz em uma menor discriminaçãohierárquica se comparado ao tipo vertical.
4. Organograma funcional – é um tipo de organograma que não foca os níveis hierárquivos mas sim nas linhas indicativas dos relacionamentos funcionais entres osórgãos ou mesmo da subordinação técnica.
5. Organograma matricial – é um modelo mais utilizado quando não se conhece precisamente a definição dos órgãos, baseia-se então nos grupos de trabalho...
tracking img