Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO E CONTROLE DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO METALÚRGICOS AUXILIADO PELO GRÁFICO DE GANTT: UM ESTUDO DE CASO

Cristian Dekkers Kremer (UTFPR) cristian_dk@ig.com.br João Luiz Kovaleski (UTFPR) kovaleski@pg.cefetpr.br

Resumo O presente artigo tem por finalidade apresentar algumas técnicas voltadas para a utilização dos gráficos de Gantt no planejamento e controle dos processos defabricação de uma indústria metalúrgica da cidade de Castro - PR. Demonstra também a necessidade de estruturar e elaborar um planejamento da produção de acordo com a realidade e as necessidades de cada empresa. Através da utilização dos gráficos de Gantt, objetiva-se auxiliar a gerência da produção no planejamento e controle antecipado das etapas da produção, o que possibilita a verificação de gargalosna produção ou excessos de demanda. Através da realização e análise das comparações entre o planejamento e a realização efetiva das tarefas, por meio da utilização destas ferramentas, resultados positivos foram alcançados, refletindo em aumento da produtividade e maior controle da produção. Palavras-chave: planejamento e controle, processos de fabricação, gráficos de Gantt.

1. IntroduçãoPara que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indústrias metalúrgicas em geral possuem como metas atingir a máxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos. Neste encadeamento de idéias e objetivos a serem atingidos, oplanejamento e controle da produção – P.C.P. – é a técnica ou processo utilizado para fins de gerenciamento da produção e dos processos de fabricação metalúrgicos.

II Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais

Segundo Dias (2004), observa-se que indiferente da perfeição ou não do planejamento e controle da produção de uma indústria, os acontecimentos nem sempre ocorrem conforme o quefoi planejado. Erros de previsões e simulações, qualidade, gargalos em processos de fabricação e quebras de máquinas podem acontecer fazendo com que a produção perca em produtividade. Todas as indústrias metalúrgicas, por mais que trabalhem em um mesmo segmento, possuem particularidades. Assim sendo, as empresas planejam e controlam sua produção de maneira totalmente ajustada e adaptada para suarealidade de trabalho. Russomano (2000) destaca que, de acordo com o tamanho da indústria, do estilo de produção e da diversidade e quantidade de produtos fabricados, cada indústria necessita de um modelo particular de P.C.P., totalmente estruturado de acordo com as suas necessidades. Várias ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto do planejamento e controle da produção, todas com oobjetivo principal de auxiliar a gerência na tomada de decisões em casos de acontecimento de imprevistos e na análise do estudo comparativo entre o planejamento inicial e a realização efetiva dos processos de fabricação. A finalidade deste trabalho consiste em apresentar algumas técnicas que possibilitem um melhor controle e gerenciamento dos processos de fabricação, visando como resultado final oaumento da produtividade.

2. Conceitos teóricos 2.1 Planejamento e controle da produção (P.C.P.)

Para Russomano (2000), o planejamento e controle da produção são um processo que envolve o planejamento e a organização de todos os processos de fabricação da produção, sendo de extrema importância para a obtenção de melhores resultados em nível de aumento da produtividade. O P.C.P. apóia osdepartamentos de Vendas e Produção no planejamento e na coordenação de suas ações, com a finalidade de que sejam cumpridos e atingidos todos os resultados previamente estabelecidos em termos de quantidade, qualidade, prazo e lugar. Também afirma que as funções do P.C.P., de maneira geral, são: − Definição das quantidades a serem produzidas; − Gestão de estoques de matéria prima e insumos; − Emissão das...
tracking img