Elemaq ADMINISTRA O DE PRODU O PCP PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODU O

2545 palavras 11 páginas
PCP ­ PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Categoria : ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
Introdução
Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indústrias metalúrgicas em geral possuem como metas atingir a máxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos.
Neste encadeamento de idéias e objetivos a serem atingidos, o planejamento e controle da produção – P.C.P.
– é a técnica ou processo utilizado para fins de gerenciamento da produção e dos processos de fabricação metalúrgicos. Porém, para um bom P.C.P. funcionar, deverá ter como fonte, um Departamento de
Engenharia/Projetos altamente organizado e estruturado em termos de informações (Listas ou Estruturas de
Engenharia) dos produtos a serem fabricados. Sem um bom projeto, organizado e correto, as chances de um bom planejamento, vêem­se reduzidas.
Observa­se que indiferente da perfeição ou não do planejamento e controle da produção de uma indústria, os acontecimentos nem sempre ocorrem conforme o que foi planejado. Erros de previsões e simulações, qualidade, gargalos em processos de fabricação e quebras de máquinas podem acontecer fazendo com que a produção perca em produtividade.
Todas as indústrias metalúrgicas, por mais que trabalhem em um mesmo segmento, possuem particularidades. Assim sendo, as empresas planejam e controlam sua produção de maneira totalmente ajustada e adaptada para sua realidade de trabalho.
De acordo com o tamanho da indústria, do estilo de produção e da diversidade e quantidade de produtos fabricados, cada indústria necessita de um modelo particular de P.C.P., totalmente estruturado de acordo com as suas necessidades.
Várias ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto do planejamento e controle

Relacionados