Utilização do sistema de informações geográficas na visualização das áreas de queima da palha da cana-de-açúcar na região administrativa de presidente prudente – sp e sua associação com internações por doenças respiratórias.

4184 palavras 17 páginas
Utilização do Sistema de Informações Geográficas na visualização das áreas de queima da palha da cana-de-açúcar na Região Administrativa de Presidente Prudente – SP e sua associação com internações por doenças respiratórias.
Vinícius Marchezi Apolinário 1 Fabiane Cristina Ceruti2 Paulo Costa de Oliveira Filho3

RESUMO A queima da cana-de-açúcar envia para a atmosfera inúmeras partículas e gases poluentes, que prejudicam não apenas os trabalhadores das plantações, mas também toda a população residente nestas áreas próximas. Dentre os impactos na saúde humana causados pela poluição do ar, são mais evidentes aqueles relacionados às doenças do aparelho respiratório. O problema se agrava devido à frequência de queimadas durante o inverno. O objetivo desse trabalho foi a construção de um SIG (Sistema de Informações Geográficas) agregando dados de internações hospitalares aos dados sobre queimadas da palha de cana-de-açúcar na Região Administrativa de Presidente Prudente a fim de se analisar a correlação entre as duas variáveis. Utilizando da técnica de sobreposição das cartas foi possível verificar que nas microrregiões de Adamantina e Dracena, situadas ao norte, o cultivo da cana-de-açúcar é mais intensivo, com incidência dos focos de calor sobre as áreas de plantio de cana-de-açúcar comprovando que o uso da queima ainda é muito utilizado no manejo dessa lavoura. De modo geral, os municípios com maior incidência de queimadas apresentaram os maiores números de ocorrência de problemas respiratórios. Conclui-se, portanto, a importância do uso de Sistemas de Informações Geográficas em estudos sobre a saúde pública, o qual se mostrou útil ao permitir a visualização das variáveis em sua distribuição espacial. Palavras-chave: Cana-de-açúcar, queima da palha, doenças respiratórias.

INTRODUÇÃO

1

Engenheiro Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati – PR, Email: vini.apolinario@hotmail.com 2 Professora Colaboradora do Curso de Engenharia

Relacionados