Utilitarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UTILITARISMO
- Corrente filosófica surgida no século XVIII, na Inglaterra

- Utilidade como o valor máximo no qual a elaboração de uma ética deve fundamentar-se.

- Baseia-se na compreensãoempírica de que os homens regulam suas ações de acordo com o prazer e a dor, perpetuamente tentando alcançar o primeiro e escapar à segunda.

- A utilidade, entendida como capacidade de proporcionarprazer e evitar a dor,deve constituir o primeiro princípio moral, isto é, seu valor supremo.
O utilitarismo foi igualmente denominado, na história da filosofia, de radicalismo filosófico, uma vez quepropõe uma reestruturação dos valores éticos e, em alguns casos, como no pensamento de Bentham, uma reforma da própria ordem social.

- O utilitarismo, em sua concepção filosófica, compreende autilidade igualmente como felicidade, e esta, por sua vez, como o maior prazer do maior número de pessoas.

- Rejeita o egoísmo, opondo-se a que o indivíduo deva perseguir seus próprios interesses,mesmo às custas dos outros, e se opõe também a qualquer teoria ética que considere ações ou tipos de atos como certos ou errados independentemente das conseqüências que eles possam ter.

- A propostade Bentham consiste em encarar o prazer apenas no seu aspecto quantitativo, cabendo à razão calcular, diante de cada ação, a quantidade de prazer implicada, de modo a poder determinar se a ação deveráou não ser efetuada. Assim, este filósofo pretende fundar uma moral racional, que procede por um cálculo de tipo matemático.

- Stuart Mill elabora a crítica a esta compreensão, afirmando que umaconsideração fundamental do prazer não pode desconsiderar a perspectiva qualitativa, tanto quanto a quantitativa. Deste modo, a razão utilitária deve proceder não apenas através do cálculo, masigualmente de modo a distinguir, dentre as várias modalidades de prazer, aqueles que são mais desejáveis e valiosos. Somente através desta discriminação, é possível postular a primazia dos prazeres...
tracking img