Utilitarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASILIA
FACULDADE DE DIREITO

ADROALDO MAURO RIBEIRO NORONHA
RA 2124630-3



UTILITARISMO

BRASILIA
2012

UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASILIA
FACULDADE DE DIREITO

ADROALDO MAURO RIBEIRO NORONHA
RA 2124630-3

UTILITARISMO

Trabalho de pesquisa apresentado como exigência parcial para a conclusão da matéria Ética, Cidadania eRealidade Brasileira, do curso de graduação em Direito, pela UNICEUB, sob a orientação do Professor Gecílio Pereira de Souza.

BRASILIA
2012

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo analisar sob a perspectiva da Ética Utilitarista os seguintes temas: a pena de morte, a mentira, o aborto, a eutanásia e o suicídio.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05
DESENVOLVIMENTO 05
1 – CONCEITO E PERSPECTIVAHISTÓRICA 05
2 – PERSPECTIVA DA ÉTICA UTILITARISTA....................................................... 07
3 – UTILITARISMO ATUAL: O UTULITARISMO ÉTICO... .. 09
4 – CONCLUSÃO......................................................................................................10
5 –REFERÊNCIAS...................................................................................................12


INTRODUÇÃO

Faremos uma perspectiva histórica do utilitarismo, conceituando seu pensamento desde a época grega clássica até a modernidade, com uma análise mais detida sobre Jeremy Bentham que é considerado o precursor desta doutrina.
Após esta exposição passaremos ao objetivo do trabalho que é a análise das questões propostas, tendo em vista o Utilitarismo, sua evolução e relação coma Economia e o atual enfoque do Utilitarismo Ético.
Na conclusão procuraremos estabelecer um comparativo entre os pensamentos que acompanham o utilitarismo e os que são contrários.




DESENVOLVIMENTO

1 - CONCEITO E PERSPECTIVA HISTÓRICA:
Na Ética Grega Clássica a preocupação era cosmológica, havendo absolutismo ético. O belo, a virtude e a justiça eram predicados dos nobres, sendoque os deuses, com suas leis, eram a medida para todas as coisas e a proteção da pólis. Para Platão a felicidade estava na conduta virtuosa e na dedicação à comunidade, afirmando que é necessário que exista uma harmonia entre a própria felicidade e a necessidade da comunidade. Aristóteles, em “Ética a Nicômaco”, sustenta: “Se o bem supremo é o mesmo para o indivíduo e para a cidade, é evidenteque é um empreendimento maior e mais perfeito conquistar e salvaguardar aquele da cidade”.
As mudanças políticas de Atenas trouxeram o advento dos sofistas, que eram cidadãos das colônias com suas novas idéias, com isso dando início ao período antropológico, que deslocou o pensamento filosófico cosmológico para o homem, o qual passou a ser o centro de todas as coisas e passando o mesmo a decidir oque é agradável para si. O supremo bem se tornou relativo ao prazer que proporciona. O emprego do juízo e da razão é estar voltado para a obtenção do prazer e a fuga da dor. A justiça e a verdade deixam de pertencer exclusivamente à classe dos nobres atenienses, adquirindo caráter cosmopolita e não estando com ninguém, mas sim, com quem convence pela virtude do poder da palavra e não, como erausual, com o da força. Todos os conceitos e crenças passaram a ser passíveis de questionamento.
A filosofia escolástica também adotou este conceito de bem relativo quando elaborou a “Teoria do Mal Menor”, a qual considera ser uma decisão cristã a prática que tenha como consequência a escolha, entre várias ações, a de uma que cause um dano menor.
Jeremy Bentham (1748-1832), em virtude de terelaborado a doutrina do Utilitarismo, merece uma introdução um pouco mais extensa nesta apresentação. Sua doutrina parte do pressuposto de que tudo que é moral ou virtuoso é uma ação particular e deve resultar em maior felicidade, a qual é definida como aumento de prazer e diminuição da dor, pouco importando as intenções, mas contando somente com o resultado objetivo, com as conseqüências. Esta...
tracking img