Uso de viatura sem cela para transporte de presos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
CENTRO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

A VIABILIDADE DA CONDUÇÃO DE PRESO EM VIATURAS COM COFRE/XADREZ: Pressuposto para transporte de presos das pequenas cidades da 5ª região da Policia Militar para serem apresentados nas Delegacias da Policia Civil dos grandes CentrosWagner Vieira da Silva: CHO – Turma D

BELO HORIZONTE MG
AGOSTO 2011
Wagner Vieira da Silva: CHO – Turma D

A VIABILIDADE DA CONDUÇÃO DE PRESO EM VIATURAS COM COFRE/XADREZ: Pressuposto para transporte de presos das pequenas cidades da 5ª região da Policia Militar para serem apresentados nas Delegacias da Policia Civil dos grandes CentrosArtigo Científico apresentado ao Curso de Habilitação de Oficiais/Curso de Gestão em Tecnologia de Segurança Pública (CHO/CGTSP), do Centro de Ensino e Graduação (CEG), da Academia de Polícia Militar (APM), na disciplina de Metodologia Científica – Professora Mariza Marieta Maciel Dias, como trabalho de conclusão de curso, requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em SegurançaPública.

BELO HORIZONTE MG
AGOSTO 2011
Wagner Vieira da Silva: Curso de formação de Soldados. Curso de Formação de Sargentos. Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública. Aluno do Curso de Gestão e Tecnologia em Segurança Pública/Curso de Habilitação de Oficiais.

RESUMO

A segurança do trabalho possui como objetivo afastar do ambiente laboral a ocorrência de acidentes, através demedidas voltadas para a prevenção. Para que isto aconteça atua na busca da prevenção, identifica e procura remover as causas potenciais dos acidentes e, secundariamente , na avaliação dos acidentes ocorridos.Suas ações se resumem em combater as condições inseguras, melhorando as condições de trabalho e evitar a prática de atos inseguros , visando reduzir comportamentos que possam provocaracidentes. A atividade policial militar está entre aquelas cujo risco faz parte do dia-a-dia profissional. Porém há ações que poderiam amenizar os riscos e reduzir os perigos a que estão expostos os policiais militares. Nesse contexto o presente artigo apresenta um estudo na área de Segurança do Trabalho, abordando a influencia da utilização de viaturas sem cela na segurança dos policiaismilitares, durante a condução de pessoas presas, das pequenas cidades para os pólos como no caso da 5ª Região da Policia Militar de Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa documental, exploratória, descritiva e qualitativa. Com base nos resultados a pesquisa revelou que as viaturas sem cela, ao serem utilizadas na condução de pessoas presas, caracterizam uma condição insegura e tornapotencial o risco de acidentes de trabalho que podem atingir também terceiros.

Palavras chave – Segurança do Trabalho, Condução de presos, prevenção, viaturas sem cofre.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 05
2-DESENVOLVIMENTO :........................................................................................ 07
2.1-SEGURANÇA DO TRABALHO: Aspectos históricos ........................................ 07
2.2-Atividade Policial Militar: uma profissão de risco .........................................,.... 09
2.3-Acidente de trabalho na PMMG .........................................................................10
2.4-Causas dos acidentes........................................................................................11
2.5- Compartimento para condução de presos: Fator de segurança para Policiais militares .................................................................................................................... 12
3-CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 13
REFERÊNCIAS...
tracking img