Uso de software em matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este artigo trata de analisar, em caráter preliminar, a relação entre matemática e informática, utilizando como elo o uso de softwares no ensino de matemática. São apresentados alguns dos softwares existentes no mercado e sites onde o leitor poderá encontrar mais informações sobre softwares de matemática.
Palavras-chave
Matemática, informática, softwares.


O uso de software em MatemáticaRESUMO

Este artigo trata de analisar, em caráter preliminar, a relação entre matemática e informática, utilizando como elo o uso de softwares no ensino de matemática. São apresentados alguns dos softwares existentes no mercado e sites onde o leitor poderá encontrar mais informações sobre softwares de matemática.

Palavras-chave

Matemática, informática, softwares.Introdução


O presente artigo pretende discutir, ainda que brevemente, o uso de software na área específica da matemática, bem como apresentar informações preliminares sobre eles. Existe atualmente no mercado grande número de softwares voltados especificamente para a matemática e também um enorme desconhecimento sobre o funcionamento deles. Para que esses produtos possam surtir o efeitoesperado na melhoria da matemática, será necessário que os professores de matemática disponham de informações sobre o funcionamento desses softwares, para que possam fazer opções pelos mais adequados para a sua realidade e objetivos.
O uso de software na matemática, porém, não é uma panacéia capaz de resolver os problemas específicos que este segmento da educação apresenta, sendo isso verdadeiropara qualquer outro segmento. O software é uma ferramenta poderosa, mas que precisa ser usada de maneira correta, sob pena de o seu uso fracassar e até aumentar os problemas já existentes. Sob esses aspectos, o ensino da matemática nas escolas tem sido objeto de vários estudos críticos, os quais apontam, com uma freqüência preocupante, alguns problemas de ordem pedagógica de grande gravidade. Deacordo com Valente (1995), o ensino da matemática na escola visa, sobretudo, ao desenvolvimento disciplinado do raciocínio lógico-dedutivo. É certo que o ensino da matemática visa também dar a conhecer ao aluno a herança cultural representada pelos dados matemáticos, que os homens vêm acumulando desde cerca de 3.000 anos antes de Cristo. Além disso, o conhecimento da matemática é um pré-requisitopara o sucesso em muitas das melhores profissões da atualidade. Também é de considerar que a matemática proporciona prazer estético, pois os matemáticos se encantam com a
estrutura matemática, com o fato de um número mínimo de axiomas ser capaz de proporcionar toda uma estrutura geométrica, etc. A matemática também se constitui em meio importante para o entendimento e o domínio do meio físico e, emcerta medida, dos meios econômico e social.
Porém, a prática do ensino da matemática nas escolas, segundo Valente (1995), não tem dado os resultados esperados. Pelo contrário, em vez de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo, o ensino da matemática tem se revelado lugar de angústia, aversão à escola e repulsa ao aprendizado.

Computador e Ensino


Valente(1995) aponta como uma das causas do problema a prática pedagógica de passar ao aluno o fato matemático como algo consumado, pronto, “e que ele deve memorizar e ser capaz de aplicar em outras situações que encontrar na vida”. O equívoco envolvido nessa prática pode ser enunciado da seguinte maneira: Essa prática não ensina matemática ao aluno, mas apenas algumas técnicas de aplicação da matemáticae, pior ainda, não dá ao aluno a oportunidade de construir seu próprio aprendizado. O matemático, ao “fazer” matemática, pensa, raciocina, usa da imaginação e da intuição, para, através de hipóteses, ensaios de tentativa e erro, uso de analogias, enganos, incertezas, organizar a confusão inicial do próprio pensamento. A matemática, então, proporciona a quem a ‘faz’ desenvolver seqüências...
tracking img