A importancia do uso das midias no ensino de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA
NUCLEO: HUMAITÁ

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – TADS.

José Ruy Moreira Botelho

PROBLEMAS DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO FRAÇÕES: SOFTWARE EDUCACIONAL PARA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Humaitá
2010

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA
NUCLEO: HUMAITÁ

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS –TADS.

José Ruy Moreira Botelho

PROBLEMAS DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO FRAÇÕES: SOFTWARE EDUCACIONAL PARA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado como exigência parcial para a Conclusão do Curso de Tecnologia em Análise e desenvolvimento de Sistemas da Universidade do Estado do Amazonas sob a orientação da Professora Ângela Lima.

Humaitá
2010

RESUMO

O objetivodeste trabalho é modelar e implementar um Software Educacional que ajude no processo de ensino aprendizagem para os alunos do ensino fundamental das séries iniciais, mais precisamente para os alunos da 5° ano, focado para a área de matemática para a grade curricular cujo assunto são frações, afim de proporcionar um ensino mais participativo e produtivo, pois é neste conteúdo que o aluno desta sérieaprende os primeiros passos envolvendo frações propriamente dita. A modelagem é a partir de sistemas de software orientados a objetos através da UML (Unified Modeling Language), traduzido para o português, Linguagem de Modelagem Unificada.
“A UML define uma notação padrão que pode ser utilizada por desenvolvedores de software orientado a objetos” (Eduardo Bezera – Princípios de Análise e projetose Sistemas com UML).
Permitir aos desenvolvedores um melhor entendimento nas complexidades de desenvolvimento, visualizando assim uma representação mais simplificada do sistema.

Palavras-chaves: software educacional, Matemática e o uso de frçãoes, HTML.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 SOFTWARE EDUCACIONAL 6

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO 7

1.3 MOTIVAÇÃO 7

1.4JUSTIFICATIVA 8

1.5 OBJETIVOS 9

1.5.1 OBJETIVO GERAL 9

1.5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9

1.6 METODOLOGIA 10

2 REVISÃO DE LITERATURA 10

3 DESENVOLVIMENTO 11

3.1 ELICITAÇÃO DE REQUISITOS 11

3.2 REGRAS DE NEGÓCIOS 12

3.3 DIAGRAMAS 14

3.3.1 CASO DE USO 14

1. INTRODUÇÃO

Considerando ametodologia educacional adotada hoje na maioria dos Estabelecimentos de Ensino onde o professor tem como instrumento de auxilio-aprendizagem somente o pincel, o quadro e o livro didático, cujo é o unico instrumento para alunos exercitarem tal disciplina. Este trabalho de conclusão de curso propõe analisar o uso de um software educacional na disciplina de Matemática para as séries inicias maisprecisamente focada para o 5° ano do ensino fundamental,onde os alunos irão praticar frações através de problemas de matemática e inclui sua prática como meio que venha aumentar a eficácia do processo ensino aprendizagem bem como também na alfabetização digital. Pretende-se incentivar os professores de matemática a utilizarem o software educacional como ferramenta de auxílio em suas práticasdocentes.
Um estudo internacional feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (“OCDE”) em 41 países, dirigido por Scheicher (2003), comprovou que o uso do computador usando Software Educacional melhora o desempenho escolar. O estudo faz parte do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (“PISA”), da OCDE, a principal referência de desempenho escolar entre países. A pesquisarevela como a tecnologia deve ser aplicada na educação. A primeira constatação é que não basta apenas ter os computadores à disposição, é preciso orientar os educadores a lidar com essa tecnologia. O estudo do PISA mostra que o desempenho do aluno melhora quando esses usam softwares educacionais pelo menos uma vez por semana (VICÁRIA, 2006).

O bom uso do computador transforma o...
tracking img