Uso da fotografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O raku é uma técnica de queima, legado de uma tradição milenar. Essa arte remonta ao século XVI como um dos signos de esplendor da cultura japonesa. As primeiras criações emRAKU foram utensílios esculpidos à mão e mitificados pelos filósofos zen-budistas. 
No raku, as peças de cerâmica são cobertas com uma fina camada vitrificada de chumbo e borax.Colocadas no forno, são dali retiradas incandescentes, através de pinças, e sofrem um choque térmico, sendo colocadas diretamente em recipientes com pó de serra, folhas oupapel, tudo em baixa temperatura.
Nesse momento há um choque térmico e em seguida o material entra em combustão e processa-se a queima de determinadas substâncias que imprimemefeitos especiais nas cores e texturas da peça. O artesão não tem domínio completo sobre o que vai acontecer mas a experiência o orienta para atingir os efeitos desejados.
 
Opasso seguinte do processo é lavar a peça, ainda aquecida, para a retirada de resíduos provocados pelos fenômenos químicos e físicos pelos quais passou. Existem muitas variaçõesquanto a tipo de forno, forma da lavagem e mesmo dos produtos que irão queimar e provocar o choque térmico. Além de tudo isso, o que mais pesa, naturalmente, é a inspiração doartista e a escolha que fez de formas e cores.
O raku produz nas peças uma profunda alteração química que provoca mudança na textura e nas cores. Algumas partes ficam escuras, ondenão houve a queima total e esses efeitos produzem uma beleza diferente e nem sempre muito controlada. Ao contrário do método tradicional, onde a cerâmica vai esfriando aospoucos, o raku produz efeitos que são induzidos e orientados pelo artistas mas não completamente determinados.
http://www.brartesanato.com.br site de vendas online de artesanato
tracking img