Impactos do desenvolvimento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

ANTONIO CARLOS SILVA DO VALE, GILMAR ALVES DOS SANTOS, GLADSON SILVA LEBRE, KÉZIA DE AMORIM NOLASCO, LEUDICE RODRIGUES PINHEIRO, STEPHESON EMMANUEL ARAUJO DE SOUZA.








Impactos do desenvolvimento Urbano



















Mancio Lima
2011




1. INTRODUÇÃOEntre os diversos problemas ambientais existentes, o dos resíduos sólidos urbanos tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostosinadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente (DEUS, LUCA, CLARKE, 2004, Pg. 1).

O desenvolvimento e as conquistas do homem contemporâneo desencadeiam condições para a melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que aumentam a responsabilidade de cada cidadão em relação à preservação do meio ambiente. Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) quando não gerenciadospor meio de sistemas eficazes podem prejudicar a qualidade de vida das comunidades que os geram (MUCELIN, CUNHA, PEREIRA, 2000, Pg. 1).

O gerenciamento de resíduos sólidos urbanos ainda é uma das questões sociais, ambientais e de saúde a serem solucionadas, embora, nos últimos anos, várias iniciativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável tenham sido implementadas em alguns países daAmérica Latina e Caribe (LIMA, 2009, Pg. 4)

Um dos grandes, entre os tantos desafios a serem vencidos pelos gestores municipais, é, sem dúvida, a questão dos resíduos sólidos, cujo descarte inadequado traz como conseqüência o comprometimento dos recursos naturais, e pelo efeito dominó, a qualidade de vida das populações, a própria sustentabilidade ambiental, social e econômica (LIMA,2009, Pg. 41).






2. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL





I. A ocupação próxima aos mananciais de abastecimento urbano está ocasionando a contaminação dos mesmos através dos microrganismos patogênicos presentes no local que são resultantes do processo das ações antrópicas do dia a dia.



A água possui uma série de impurezas que vão imprimir suas característicasfísicas, químicas e biológicas; a qualidade da água depende dessas características. As características físicas, químicas e biológicas das águas naturais, bem como as que deve ter a água fornecida ao consumidor, vão influir no grau de tratamento que venha a se dar às águas naturais, o qual também depende do uso que se pretende dar à água. Portanto, o conceito de impurezas de uma água temsignificado relativo (ANDRADE, 2011, pg. 23).




[pic]



II. O esgotamento sanitário do município está numa situação precária devido ao lançamento indevido de resíduos decorrentes da ação humana á céu aberto.



III. Um dos maiores problemas no município é o despejamento de dejetos humanos e resíduos sólidos nos recursos hídricos.





O lixo quase sempre acaba nos rios e lagose é um grande fator de poluição das águas. Além de ser fonte de doenças, pode provocar o assoreamento dos rios e causar as temidas enchentes
(COPASA, 2011, pg. 14).



IV. O problema de impermeabilização do solo no município é baixo devido ao pouco pavimentamento das ruas, o maior numero de casas de madeira e também que o numero de habitantes não é tão excessivo.





[pic]

(Fotode algumas casas tirada pelos próprios autores do texto)





V. A área que está precisando de uma recuperação é a região do porto de embarcações, pois quando foi pavimentado esqueceu-se de fazer bueiros, e durante o inverno uma parte das águas fica represada e propicia o acúmulo de vetores de microrganismos patogênicos.







VI. Os resíduos são depositados de maneira...
tracking img