Efeb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WILLIAN DA SILVA PEREIRA
RA: 392120-4

UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA




SÃO PAULO
ABRIL DE 2012

Questão 1: Pelo disposto no Art. 5º da Lei Federal nº9394/96 – LDB, o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo. Essa disposição tem implicações importantes, entre as quais se encontra a de que:

qualquer cidadão pode acionar a instância do poder público competente para exigir vagas em número suficiente para toda e qualquer criança que esteja fora da escola.

É de obrigação do Governo disponibilizar de vagas a qualquer aluno dentrode uma instituição Pública.

Questão 2: Em seu Art. 3º, a LDB estabelece os princípios pelos quais a educação brasileira deve se orientar. Caso um parlamentar que faça parte da Comissão de Educação da Câmara Municipal pretenda sugerir que as unidades escolares devem adotar, obrigatoriamente, o sociointeracionismo como referencial para a sua prática educativa, ele estará indo em oposição aoprincípio de:

Igualdade de condições de acesso e permanência na escola.

O sócio-interacionismo onde foca a interação, sendo que a teoria se dá em contextos históricos, sociais e culturais, assim as pessoas que não dispõe de um ciclo para que possa adquirir e absorver tais conhecimentos estará em contra partida sendo afetado por não possuir as mesmas condições de acesso a informaçõesadequadas que aprenderiam na escola. Fazendo do conhecimento real da pessoa é o ponto de partida para o conhecimento em potencial, levando em conta o contexto sociocultural.

Questão 3: Uma das regras de organização da Educação Básica, nos níveis de ensino fundamental e médio, conforme Art. 24 da LDB refere-se à possibilidade de aplicação de classificação dos alunos por meio de promoção,transferência ou avaliação pela própria unidade escolar, exceto no caso dos alunos ingressantes no nível Fundamental. Essa exceção é decorrente do fato de:

a classificação ser possível para adequação ao nível de aprendizagem da criança e à série correspondente, o que não se aplica à série de ingresso. 

Nesse nível de ensino o objetivo é desenvolver a capacidade de aprender, fortalecer osvínculos da família, da solidariedade e tolerância dos alunos.

Questão 4: Muitos educandos não podem ou não querem frequentar escolas, no entanto, querem estudar e garantir o reconhecimento dos estudos realizados. Hoje, eles contam com a educação a distância como objeto de incentivo pelo Poder Público. Em relação à educação a distância, é correto afirmar que:

o ensino fundamentalserá  presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais, de acordo com o que explicita dispositivo do Art. 32 da LDB.

Atualmente existem muitas pessoas que ainda não concluíram o Ensino Fundamental mas tem suas obrigações e responsabilidades, assim não podem frequentar aulas presenciais, desfrutando então dessa maneira de aprendizagem para aconclusão dessa etapa de estudos.

Questão 5: No campo da educação, como em qualquer campo profissional, os educadores agem de diferentes modos, pois têm histórias individuais que condicionam a forma como se relacionam com o mundo. Assim, numa escola encontramos educadores que:
I.                     nunca faltam às aulas e respeitam rigorosamente seus horários de início e término, pois paraeles o que importa é o cumprimento de seus deveres.
II.                   estabelecem um excelente relacionamento com seus alunos, ministram aulas memoráveis, mas não são pontuais, pois o que importa é a qualidade das suas aulas, não os rituais burocráticos.
III.                  respeitam as regras estabelecidas, preocupam-se com sua competência técnica e com seu relacionamento com os...
tracking img