Uso amaciantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Londrina, 20 de agosto de 2012



INFLUÊNCIA DO AMACIANTE NA
COSTURABILIDADE DE TECIDOS DE MALHA

Introdução
São diversos os materiais empregados na fabricação de confeccionados, assim como suaspropriedades de costurabilidade que influenciam diretamente na qualidade do produto final e percepção do consumidor. Os furos produzidos durante o processo de costura é um dos geradores de índice desegunda qualidade em indústrias de confecção de vestuário, já se sabe algumas das variáveis envolvidas no processo que podem levar à geração do defeito, tais como o calcador, falta de lubrificação dofio, o substrato amaciado, tipo de agulha e o tipo de ponta.
O substrato têxtil amaciado será o foco de estudo neste trabalho, pois este é o que recebe toda a carga de força aplicada no processo decostura.

Hipótese
O substrato, por não estar devidamente amaciado, poderá gerar atrito demasiado entre fio e agulha, ou seja, o amaciante não estaria retardando a ação do atrito do fio, não o deixandosuficientemente “lubrificado”, levando a agulha a não afasta-lo e sim rompe-lo.

Objetivo
Verificar a influência do amaciante na geração de furos em tecidos de meia malha 100% algodão (CO).Metodologia
Após a constatação de uma ocorrência separar 10 (dez) peças, preparar uma solução de amaciante, imergir estas peças que apresentaram o problema na solução, deixar por 10 segundos e seca-las emestufa a 150ºC por 3min. Validar o procedimento costurando novamente a peça, verificando a reincidência ou não do defeito.



Revisão Bibliográfica

5.1 Amaciantes
Em resumo a ação do amaciante épromover toque mais agradável ao substrato. Os amaciantes possuem afinidade com a fibra, porém não apresentam solidez ao enxaguamento ou lavagens consecutivas pois aderem por meio de ligações químicasfracas.
O processo de beneficiamento com amaciante se da á um pick-up de 70%, a uma temperatura de 150ºC e tempo de 3 minutos de exposição.
Em nosso estudo infelizmente não pudemos controlar nosso...
tracking img