Usinas no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
USINAS HIDRELÉTRICAS
Usina de Itaipu
Construção: Localizada na Foz do Iguaçu, entre Brasil e Paraguai, o início da construção da usina data 1973 com a pesquisa e estudo do local e das possíveis consequências, a partir de 1974 inicia-se, realmente, as obras com o transporte do maquinário para a região. A construção da Usina de Itaipu foi dentre o período de 1974 e 1982, sendo necessário alteraro curso do rio que alimentaria a usina, o rio Paraná, além da construção de uma cidade para acomodar os mais de 100.000 habitantes.
Houve gastos em torno de 12,3 milhões de metros cúbicos de concreto, US$ 17,4 bilhões de dólares. A usina passou a fornecer energia a partir de 1984, aumentando a capacidade de potência ao longo dos anos.
Capacidade: A capacidade da Usina de Itaipu é de 14 milmegawatts. Sendo 20 unidades de 700 MW cada.
Local: Na Foz do Iguaçu e rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai.
Área de Fornecimento e Distribuição: A empresa que coordena na a transmissão da energia gerada para todo o Brasil é a Eletrobrás, mas coube a FURNAS a construção da infraestrutura para a distribuição da energia para toda a região que coordena (os estados de São Paulo, Rio de Janeiro,Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Brasília). Da usina de Itaipu a energia gerada passa para a estação intermediária de Ivaiporã e Itaberá, chegando a subestação de Tijuco Preto e também a de Ibiúna, ambas na Grande São Paulo, onde é injetada na rede de alta tensão.

Usina de Ilha Solteira
Construção: É a maior hidrelétrica do estado de São Paulo. É alimentada pelo rio Paraná na divisa doestado de São Paulo com o Mato Grosso do Sul, o início das construções foi em 1967 com a concretagem de dois setores, o primeiro composto pela da casa de força, da sala de montagem e subestação e o segundo pelos vertedouros. A finalização da construção da usina foi com a construção das barragens que alagaram a área. Depois da construção da usina foi estruturada a casa de força, centro vital dausina, com as tomadas d’águas, saída d’águas e turbinas. A conclusão da usina deu-se em 1973.
Capacidade: A capacidade da usina de Ilha Solteira é de 3444 MW.
Local: No rio Paraná, entre as cidades de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MG).
Área de Fornecimento e Distribuição: A energia produzida na usina de Ilha Solteira é transmitida, principalmente, para o Sistema Interligado Nacional.

Usinade Tucuruí
Construção: Os estudos para melhor localização iniciaram 1969, identificando o potencial energético da bacia Amazônica, a partir de 1975 começaram as obras com o desvio do rio Tocantins. O canteiro mobilizou cerca de 40 mil pessoas para a construção da usina. A concretagem foi iniciada em 1978 consumindo em torno de 6 milhões de metros cúbicos de concreto e depois de 1981 chegaram osprimeiros equipamentos importantes vindas da França. Em 1984 o reservatório é cheio e as turbinas entram em ação pela primeira vez. No período de 1984 a 2006 as 23 turbinas foram entram em operação ao longo dos anos. Em 2010 foram inaugurados as eclusas que permitiriam o travesso de barcos pelo rio Tocantins.
Capacidade: A capacidade da usina de Tucuruí é de 8370 MW, sendo que a primeira fase daconstrução limitava-se a apenas 4000 MW.
Local: No rio Tocantins, localizado na cidade de Tucuruí no estado do Pará.
Área de Fornecimento e Distribuição: A usina de Tucuruí atende o estado do Pará. Para abastecer a região oeste do estado foi construída uma linha de transmissão, chamada de Tramo-Oeste, com 1.000 quilômetros de extensão que atende as cidades de Altamira, Uruará, Rurópolis,Itaituba e Santarém.

USINAS TERMELÉTRICAS

Usina Termelétrica Presidente Médici
Construção: Inicia-se a pesquisa sobre o aproveitamento do carvão mineral para geração de energia elétrica em 1950. Dividida em duas fases de construção, a fase A inaugurada em 1974 compunha-se de duas unidades 63MW cada e em 1986 a fase B foi iniciada com duas unidades de 160 MW cada. No conjunto da usina há uma...
tracking img