Usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRUNO SÁVIO LUCAS POLICARÍO FABIANO WESTPHAL DA SILVA ROBSON VIEIRA DE OLIVEIRA WILLI TOZATO FARIA

UTILIZAÇÃO DO METAL DURO NA USINAGEM

Artigo apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras de Ipatinga – MG, como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro Mecânico.

Orientador: Prof. Esp. Marcos José Marques

FACULDADE PITAGORAS DE IPATINGA JUNHO/2012 UTILIZAÇÃO DO METAL DURO NA USINAGEM

Bruno Sávio Lucas Policario Fabiano Westphal da Silva Robson Vieira de Oliveira Willi Tozato Faria

RESUMO Este artigo retrata uma revisão bibliográfica a cerca do tema utilização do metal duro na usinagem. O tema foi escolhido devido falar de um material essencial para a indústria contemporânea e sua alta participação em processos de usinagem. Sãoapresentados as principais características deste material, quando ele surgiu, como ele é fabricado, sua influência na produtividade e suas aplicações. O artigo aborda todo o histórico deste material, como o processo de sua fabricação até sua utilização. Esta revisão visa demonstrar as grandes vantagens geradas por esse material e os ganhos na produtividade de peças usinadas. Palavras-chave: Metal Duro.Produtividade. Usinagem.

ABSTRACT This article portrays a bibliographic review about the theme the utilization of hard metal in machining. The theme was chosen due speak of a material essential to contemporary industry and its high participation in machining processes. Is presented the main characteristics of this material, when it came, as it is manufactured, its influence on productivity andits applications. The article covers the entire history this material, as the process of its fabrication to its utilization. This revision is made to show the great benefits generated by this material and gains in productivity of machined parts. Key words: Hard metal. Productivity. Machining.

3

1 INTRODUÇÃO

Este artigo através de uma revisão bibliográfica fala sobre as principaiscaracterísticas das ferramentas de metal duro, sua aplicação nos processos de usinagem e sua influência na produtividade. O artigo aborda todo o histórico desse material desde o processo de fabricação que é feito através da técnica da metalurgia do pó, até as diferentes classes de ferramentas utilizadas em larga escala em diversos setores da indústria metal mecânica. O tema foi escolhido pela grandeimportância e participação das ferramentas de metal duro na indústria metal mecânica, com o objetivo de demonstrar a capacidade desta ferramenta de aumentar a produtividade e consequentemente reduzir os custos nas operações de usinagem, pois esta é capaz de trabalhar com diversos tipos de materiais em variadas condições de trabalho, podendo empregar altos avanços e altas velocidades de corte.

4

2REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Características estruturais do metal duro

O metal duro é um produto da metalurgia do pó feito de partículas duras finamente divididas em carbonetos de tungstênio (WC), usualmente em combinação com outros carbonetos, como de titânio (TiC), tântalo (TaC) e nióbio (NbC). O tamanho dessas partículas varia geralmente entre 1 a 10 μm e ocupam de 60 a 95% do volume domaterial. O metal aglomerante é, na maioria das vezes, o Co (SILVA, 2011). Segundo Teles (2007), as propriedades do metal duro proporcionam resistência tanto a temperatura ambiente como a elevadas temperaturas e também resistência à ruptura transversal, dado este que se utiliza para avaliar a tenacidade. São estas propriedades fundamentais que se exigem do metal duro quando aplicado em ferramentas decorte. A grande aplicação destes materiais, também fabricados pelo processo de sinterização (metalurgia do pó) se deve ao fato deles possuírem a combinação de resistência ao desgaste, resistência mecânica, resistência à compressão, resistência ao choque, resistência a quente e tenacidade em altos níveis (SILVA, 2011). Atualmente já são produzidos metais duros com partículas com cerca de 0,1 μm, o...
tracking img