Usina hidreletrica de itaipu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Usina Hidreletrica de Itaipu



A usina hidreletrica de itaipu esta localizada noRio Parana na fronteira de Brasil e Paraguai na decada de 1960 surgiu essa ideia de criar uma usina mas so em1973 foram assinados os prieiros contratos e a usina comecou a ser contruida em janeiro de 1950 .O acordo entre Brasil e Praguai foi feito com a divisao de energia entra 50% para cada , mas se o paisnao usar sua porcentagem totalmente pode vender a exedente ao seu parceiro a preco custo .
Antes da usina Foz do Iguaçu era so mas uma cidades com poucas ruas asfaltadas mas com cerda de 10 anosdepois teve um almento da papulacao de 20 mil para 101.447 pessoas .
A usina teve cerca de 40 mil trabalhadores; mais de 50 milhões de toneladas de terra e rocha foram escavadas para ser feito odeslocamento do curso do rio Paraná, o sétimo maior do mundo; a quantidade de concreto usado para construir a usina seria suficiente para erguer 210 estádios do tamanho do Maracanã; seria possívellevantar 380 Torres Eiffel com o total de ferro e o aço utilizados no empreendimento; mais de 35 mil animais que viviam na área a ser inundada pelo lago da usina foram removidos.
Com essa obra o Brasilficou muito mais forte economicamente . A maior hidrelétrica do mundo ainda é a usina de Itaipu pertencente ao Brasil e ao Paraguai. Situada no rio Paraná Itaipu tem uma capacidade de 13.300 MW,respondendo por 20% da demanda nacional e 95% da demanda paraguaia de energia elétrica.
A usina de itaipu abastece cerca de 30% do abastecimento das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, regiõesque concentram cerca de 65% da população brasileira e 80% da energia cansumida pelo paraguai .
Na época, a Argentina não aceitava a obra de Itaipu, porque queria construir uma usina com o Paraguai,também no rio Paraná. Mas até hoje não executou a almejada Usina de Corpus. Após começar a construção de Itaipu, os argentinos questionaram os níveis da barragem e do rio Paraná, que, segundo eles,...
tracking img