Usando o livro em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário

LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Professora Arlete Sendra

1º Período

Licenciatura em Pedagogia

LIVRO: Gorda ou Magra, Abracadabra!
Giselda Laporta Nicolelis

Gorda ou Magra,Abracadabra! Fala de duas bruxinhas trapalhonas que resolvem mudar de vida, Galatéia e Brunevildes decidem usar seus poderes, pela primeira vez na vida, para ajudar as pessoas. Só que lhes faltaexperiência e as duas resolvem ajudar a gordinha Carla e a magrinha Rita, que vivem tristes: uma por ser gorda e a outra por ser magra. As bruxinhas invertem a situação. Só que as varinhas mágicas se quebrame é aí que começa toda a diversão!

Gorda ou Magra, Abracadabra! É um livro que pode ser trabalhado tanto na Educação Infantil, como no Ensino Fundamental. É riquíssimo, pois dá margem paratrabalhar vários conteúdos em vários anos de escolaridade, de acordo com a forma que o conteúdo é trabalhado e profundidade.

→ Moral da história: O livro nos mostra o que acontecia com Carla e a Rita,elas sofriam grande preconceito por seus colegas de classe. E isso acontece nos dias atuais, pois uma grande parte dos alunos sofre algum tipo de preconceito. Poderíamos fazer uma dinâmica entre osalunos, perguntando se eles gostariam de mudar algo neles, o que gostariam de ser, por exemplo. É até uma forma de conhecê-los melhor, mas no final das contas o que importa é que temos que ser felizes dojeito que somos, e que a aparência não vale coisa alguma!

→ Português – Sinônimos e antônimos (melhor / pior)
Palavras novas (resmungar, benfeitorias, colibri, estimação)No caso de estimação podemos trabalhar o sentido da palavra, pedir que o aluno leve algo de estimação, comentar sobre animais de estimação e suas variedades.Gramática – através de atividades em sala de aula, elaborar questões de acordo com o texto e deixar que os alunos respondam com base na história lida. Ou também poderíamos deixar que...
tracking img