Uretrocistografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Anatomia II

MAMOGRAFIA

Prof: Rafael
Aluna: Aline Mara

Quixeramobim-ce

TRANSTORNO E COMPLICAÇÃO PÓS CIRURGICA DE MASTECTOMIA
A forma como a mulher irá reagir à mutilação de sua mama e suas consequências será de acordo com algumas variáveis que dizem respeito à sua história de vida, ao contexto social, econômico e familiar em que estáinserida. A mulher se depara com uma série de impedimentos provocados pela cirurgia mutiladora que vão desde às paralisias e deficiências até a interrupção da carreira, no cuidado da casa e dos filhos. Nesse momento, a mulher pode vivenciar vários lutos, e, no momento de reassumir essas responsabilidades, pode apresentar uma série de dificuldades, muitas vezes em decorrência da vergonha e dadificuldade em lidar com o próprio corpo. Nesse momento pós-cirúrgico, é necessário que ela passe por um processo de reabilitação que envolve processos de reaprendizagem de habilidades físicas como também redescobrir seu papel dentro da família, da comunidade e da sociedade.
O câncer de mama implica um elevado grau de comprometimento na auto-imagem corporal, o que pode acarretar danos ao conceito que setem de si próprio e à aceitação ou não da própria sexualidade dentro do relacionamento sexual, visto que a mulher está carregada de sentimentos de intensa insegurança e medo.
A percepção do próprio corpo é fundamental tanto para se lidar com a própria sexualidade como para se relacionar com o outro. Por causa da importância simbólica do seio, que representa a característica primordial dasensualidade, maternidade e da identidade feminina, alterações psicossociais podem ocorrer nas pacientes que não aceitam a perda do seio. A mutilação altera a auto-imagem e o auto-conceito, levando as mulheres a se sentirem desvalorizadas, envergonhadas e repulsivas, evitando contatos sociais e sexuais. Assim, quando a mulher necessita retirar a mama devido ao câncer, sentimentos de angústia e dor estãosempre presentes. É de se prever que a mulher se sinta atingida em sua própria identidade, em sua imagem pessoal, com conseqüências na auto-estima e valor próprio, além da presença de morbidade aumentada pelos transtornos psiquiátricos. Além disso, a mulher pode vir a apresentar uma série de dificuldades ao reassumir a sua vida profissional, social, familiar e sexual, em decorrência da dificuldadeem lidar com o próprio corpo, visto que as alterações neste implicam também em transformações afetivas, refletidas na forma como as mulheres percebem a si mesmas e na forma de vivenciarem a vida.

Percebe-se que a qualidade dos relacionamentos afetivos das mulheres com seus parceiros, antes do diagnóstico da doença, é um fator que influencia a qualidade de vida pós-diagnóstico. A família, porsua vez, também é suscetível à mudança em sua imagem, aos menos nos primeiros tempos decorridos após a cirurgia. A forma como a família reage à situação do câncer de mama e mastectomia vai depender de como essa família é estruturada, qual o nível de comprometimento e interação entre os componentes.
O relacionamento com o parceiro revelou-se, nesta pesquisa, ser fundamental para a reestruturação daintegridade da mulher. O homem precisa dar apoio e segurança para que esta possa restabelecer sua autoconfiança e auto-estima. Pesquisas demonstram que a qualidade do relacionamento anterior à doença e tratamento interferem diretamente no ajustamento do casal à nova situação, sendo que, essa qualidade influencia na qualidade de vida e na manutenção da estabilidade emocional da mulher após odiagnóstico e mutilação.
Em relação ao aspecto sexual, a literatura revela que, com a estabilidade da doença, o casal volta a interessar-se pela relação íntima, e que o homem não apresenta alteração quanto ao seu desejo sexual, mesmo após a retirada da mama.
É de grande relevância que todas as pacientes diagnosticadas com câncer de mama tenham um adequado suporte psicológico durante todas as fases...
tracking img