Urbanização associada ao planejamento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A urbanização é um processo em que o crescimento da população do meio urbano é maior do que o crescimento da população do meio rural. A idéia de urbanização está diretamente associada à concentraçãode pessoas em um espaço restrito que no caso são as cidades e associado, também, a substituição das atividades primárias por atividades secundárias e terciárias.
Fenômenos como a industrialização, ocrescimento demográfico e alta taxa de natalidade são determinantes na formação dessas cidades, que resultam, no entanto, da integração de diversas dimensões sociais, econômicas e culturais em que sedesempenham papéis relevantes às condições políticas da nação.
O primeiro país do mundo a se urbanizar foi a Inglaterra, que em 1850 já possuía mais de 50% de sua população urbana. Na maior partedos países desenvolvidos, no entanto, a urbanização acelerada só aconteceu a partir da segunda metade do século XIX.
No Brasil a urbanização teve início na década de 30, associada à intensificação doprocesso de industrialização, sobretudo após a 2ª Guerra Mundial. Em 1940, 31 % da população brasileira vivia nas cidades e atualmente mais de 80% da população já vive nas cidades do país.
Com acontinuidade do processo de urbanização, a cidade se transforma de diversas formas: setores urbanos se especializam; as vias de comunicação se tornam mais racionais; criam-se novos órgãos administrativos eaperfeiçoam-se as indústrias.
As características principais da urbanização contemporânea são sua velocidade e generalização, o que acarretam grande sobrecarga para a rede de serviços públicos,acentua os contrastes entre zonas urbana e rural e aprofunda as insuficiências econômicas de produção, distribuição e consumo. Os sistemas de produção chegam a um ponto extremo, enquanto as necessidades deconsumo passam por intensa vitalização. Todos esses fatores acabam por produzir um desequilíbrio.
Esse desequilibro se intensifica, quando as modificações de âmbito sociais e econômicas não...
tracking img