Urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O POSITIVISMO – AUGUSTE COMTE

Auguste Comte nasceu em Montpellier, França, a 19 de janeiro de 1798, filho de um fiscal de imposto. Suas relações com a família foram sempre tempestuosas e contêm elementos explicativos do desenvolvimento de sua vida e talvez até mesmo de certas orientações dadas às suas obras, sobre tudo em seus últimos anos.
Com a idade de dezesseis anos, em 1814, Comteingressou na Escola Politécnica de Paris, fato que teria significativa influência na orientação posterior de seu pensamento. Para Comte a Politécnica é como a primeira comunidade verdadeiramente científica , que deveria como modelo de toda educação superior. Como fruto da Revolução Francesa a escola Politécnica foi fundada em 1794, visando o desenvolvimento da ciência e da técnica, resultante daRevolução Industrial. Ali Comte receberia a influência de trabalho intelectual de cientistas com o físico Sadi Carnot (1796 – 1832), o matemático Lagrange (1736 – 1813) e o astrólogo Pierre Simon de Laplace (1749- 1827). Especialmente importante foi a influência exercida pela Mecânica Analítica de Lagrange, onde teria se inspirado para vir a abordar os princípios de cada ciência segundo umaperspectiva histórica.
Em 1816, a onda reacionária que se apoderou de toda a Europa, depois da derrota de Napolião e da Santa Aliança, repercutiu na Escola Politécnica. Os adeptos da restauração da Casa Real dos Bourbon conseguiram o fechamento temporário da Escola, acusando-a de jacobinismo (defensores de opiniões revolucionárias extremistas). Comte deixou a Politécnica e mesmo com o apelo da famíliaresolveu continuar em Paris. Nesse período sofreu asinfluências dos chamados ideólogos: Destutt de Tracy (1754 – 1836), Cabanis (1757 – 1808) e Volney (1757 – 1820). Lendo também os teóricos da economia politic, como Adam Smith (1723 – 1790) e Jean-Baptiste Say (1767 – 1832), filósofos e historiadores como David Hume (1711 – 1776) e William Robertson (1721 – 1793). O fator mais decisivo para aformação foi, porem, o estudo do Esboço de um Quadro Histórico dos Progressos do Espírito Humano, de Condorcet (1743 – 1794), ao qual se referiria mais tarde, como meu imediato predecessor. A obra de Condorcet traça um quadro de descobrimentos e invenções da ciência e da tecnologia desempenham papel preponderante, fazendo o homem caminhar para uma era em que a organização social e política seriaproduto da luzes da razão. Essa idéia tornar-se-a um dos pontos fundamentais da filosofia de Comte.
Um ano depois de sair da Escola Politécnica, em 1817, Comte tornou-se secretário de Saint-Simon (1760-1825), do qual receberia profunda influência. Essa íntima ligação intelectual foi extremamente proveitosa para Comte, pois acelerou seu processo de desenvolvimento. Terminou contudo de maneiratempestuosa, como aconteceria com quase todas a relações pessoais de Comte. O conflito culminou com a publicação do Plano de Trabalhos Científicos Necessários à Reorganização da Sociedade, escrito por Comte e do qual Saint-Simon discordou. A separação entre os dois ocorreu em 1824. No mesmo ano , Comte se casou com Caroline Massin e, não tendo mais os proventos de secretário de Saint-Simon, passou aganhar a vida dando aulas particulares de matemática. Dois anos depois, exatamente no dia 2 de abril de 1826, iniciou em sua casa um curso, do qual resultou uma de suas principais obras, o Curso de Filosofia Positiva, em seis volumes, publicamos em 1830. Alguns dos maiores nomes da época freqüentavam suas aulas, como o fisiólogo Henri-Marie de Blainville (1777-1850) eo psicólogo Jean-ÉtienneEsquirol (1772-1840).
O curso, no entanto , foi interrompido logo na terceira aula, devido à crise mental sofrida por Comte, à qual se seguiu profunda depressão melancólica.
Após a separação com sua esposa, Comte publicou o Discurso sobre o Espírito Positivo, ao mesmo tempo que perdeu o posto de examinador de admissão da Escola Politécnica. O que resultou em criticas aos matemáticos, feitas no...
tracking img