Urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico do Bairro Santo Amaro
A área, que tem seus primeiros registros datados do século 16, cresceu, já foi município e, de volta à propriedade da Capital, se multifacetou. A história permanece viva com os moradores, que falam com orgulho da terra.
O "mar de barracas" que se instala no centro histórico Santo Amaro é um caleidoscópio, cujo ponto focal pode ser um quadro do artista plásticosanto-amarense Júlio Guerra, produzido nas primeiras décadas do século passado, que retrata um mercado velho, o Largo 13 de Maio e a Igreja de Santo Amaro, com pessoas languidamente nas ruas de terra ou em cenas de enterro, como se as horas não passassem.
O tempo passou, o distrito cresceu, se multifacetou, mas a história permanece viva junto aos moradores nascidos ali e que falam com orgulho daterra. E não há como entender Santo Amaro deixando a história para trás.
No início, século XVI, era uma aldeia de índios Guaianases, chefiada pelo cacique Cayubi. A chegada dos portugueses a São Paulo deu início ao processo de miscigenação na região: em 1560 a índia Terebê, considerada a avó de Santo Amaro, casou com um português.
Os portugueses também foram responsáveis pela denominação de SantoAmaro, quando, naquele mesmo ano, o casal João Paes e Suzana Rodrigues, que morava numa chácara, doou uma imagem do santo ao povoado, e que foi instalada numa capela no ponto mais alto da região, conhecido como Largo da Bola, posteriormente Largo 13 de Maio, onde efetivamente começou o vilarejo.
Séculos depois, em 1832, foi elevado à condição de município, com a criação da Câmara Municipal deSanto Amaro. Permaneceu como cidade até 1935, quando foi incorporada ao município de São Paulo, abrangendo uma área territorial que incluía Cidade Ademar, Parelheiros, Capela do Socorro, M´Boi Mirim, Brooklin, e que totalizava 614 quilômetros quadrados.
Prosperidade
Como pólo central na Zona Sul da cidade, teve uma prosperidade constante, com a instalação de diversas indústrias por imigranteseuropeus, chegando a responder por 50% do recolhimento de impostos nos anos 70, segundo dados da subprefeitura. A concentração dessas empresas era na região de Jurubatuba, cortada pela avenida das Nações Unidas.
Hoje, a área ocupada pela subprefeitura é menor do que a que formava o município, abrangendo os distritos de Campo Belo, Campo Grande e Santo Amaro. A exemplo de outras regiões de São Paulo, asubprefeitura sofreu esvaziamento das indústrias, atraídas para o interior, e desenvolveu o setor de comércios e serviços, principalmente na Chácara Santo Antônio.
Ocupação do solo
Mas a redução territorial, na prática, parece não ter acontecido, visto que Santo Amaro continua concentrando as pessoas da periferia Sul que vão procurar emprego ou estão simplesmente de passagem. As distorçõessociais são percebidas principalmente no mar de barracas de ambulantes com seus toldos azuis que tomam conta do centro histórico, e em 43 favelas distribuídas pela região. A ocupação correta do solo urbano é um dos principais desafios da subprefeitura, que está adotando medidas como a criação de um Centro de Comércio Popular (POP), para atender a essas pessoas que vivem na economia informal.
As açõesdo Poder Público para melhorar o funcionamento do território da subprefeitura contemplam ainda operação tapa-buracos, poda de árvores, limpeza de bueiros e boca de lobo, intensificação da varrição, reformas de praças e a retomada de pelo menos duas obras de porte: a construção das alças da ponte na Avenida Roberto Marinho, próxima à Avenida Nações Unidas, e do Complexo Viário do Jurubatuba, comduas pontes e duplicação da Avenida Miguel Yunes.

Alto padrão
Em contraponto à atmosfera tipicamente popular do centro histórico de Santo Amaro, casas de alto padrão estão encravadas em bairros de luxo como Chácara Flora, Granja Julieta, Jardim Petrópolis e Alto da Boa Vista. Na Chácara Santo Antônio, multinacionais da área de tecnologia ocupam diversas áreas, estimuladas pelo preço mais...
tracking img