Urbanismo em fim de linha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
URBANISMO E SOCIEDADE























AVARÉ – SP
2013
EVERSON LUIZ RODRIGUES










URBANISMO E SOCIEDADETRABALHO DO CAPITULO DO LIVRO URBANISMO EM FIM DE LINHA.
CURSO ENGENHARIA CIVIL NOTURNO
URBANISMO E SOCIEDADEPROFª. BETHINA











AVARÉ – SP
22-03-2013
RESUMO CAPITULO 6 DO LIVRO: URBANISMO EM FIM DE LINHA
AUTORA: OTÍLIA ARANTES
CAPÍTULO 6: URBANISMO EM FIM DELINHA


Segundo a autora, o texto aborda a dificuldade de planejamento urbano com o crescimento desordenado das cidades, sobretudo nos grandes centros urbanos.
Com o avanço do capitalismo,cresce também o contingente de pessoas em situação de precariedade social, advindas da ausência de emprego, sem acesso a serviços e habitação adequada.
Os grandes centros urbanos, áreas anteriormentevalorizadas, com o tempo vão se deteriorando, consequência da falta de investimento na revitalização e manutenção dos imóveis. Essas áreas, antes valorizadas, acabaram sendo abandonadas ou inutilizadas,ficando suscetíveis às invasões e instalações de cortiços ou moradias improvisadas da população ora excluída, ocasionando a desvalorização do local.
Uma alternativa de solução para essa situação éo investimento na revitalização do centro antigo das grandes cidades, opção esta de grande investimento com o objetivo de preservação da historia da cidade, ou ainda reestruturar o centro antigo,descaracterizando sua proposta com a modernização das construções para transforma-las em centros comerciais de alto padrão, alternativa essa que distanciam ainda mais a população excluída e marginalizadado atendimento aos benefícios e serviços urbanos, obrigando-o, a cada vez mais migrarem para as regiões periféricas das cidades.
Contribuindo assim para o crescimento desordenado e sem estrutura...
tracking img