Tipos de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Empresas

Empresa é um tipo específico de organização que se caracteriza pelo facto do seu fim último ser a maximização dos seus lucros; em última análise, numa empresa todos os restantesobjetivos são na verdade meios utilizados para maximizar os lucros. No caso de uma empresa pública, o fim último poderá ser ligeiramente diferente e estar mais associado a objetivos de credibilidadesocial. As empresas produzem bens ou serviços, empregam pessoas, utilizam competências e tecnologias, requerem recursos e, sobretudo, necessitam de administração.
Empresa pública é a pessoa jurídicade direito privado, administrada exclusivamente pelo Poder Público, instituído por um Ente estatal, com a finalidade prevista em Lei e sendo de propriedade única do Estado. A finalidade pode ser deatividade econômica ou de prestação de serviços públicos. É a pessoa jurídica que tem sua criação autorizada por lei, como instrumento de ação do estado, dotada de personalidade de direito privado,constituídas sob qualquer das formas admitidas em direito, cujo capital seja formado unicamente por recursos públicos de pessoa de administração direta ou indireta. Pode ser Federal, municipal ou estadual.Exemplos: Caixa Econômica Federal e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Empresa privada é aquela que não é de propriedade do Estado, ou seja, seu proprietário possui todos os direitos sobreela. Se as empresas privadas progridem mais ou menos que as estatais é uma questão que já foi central no período da guerra fria. Apesar de ser dono de uma empresa privada, a pessoa jurídica criadorada empresa ainda deve impostos ao Estado. São empresas cujo capital (máquinas, equipamentos, edificações) é detido na sua maioria pelos agentes econômicos privados (as famílias ou indivíduos), e cujoobjetivo final é o lucro. Exemplos: Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Carrefour.
Empresas sem fins lucrativos é a restrição de distribuição de lucros. Isto significa que ninguém tem direitos legais...
tracking img