Urbaindios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
URBAÍNDIOS



Por. Ely Ribeiro de Souza[1]


A problemática da existência de indígenas nos centros urbanos não é nova. Ao nos reportarmos ao período colonial, veremos que tanto no Brasil como na América Latina esta presença é uma constante nas fontes, relatos de viajantes e etnólogos, sob as mais diversas formas, como índios escravos ou encomendados e mesmo em vilas que foramfundadas sobre aldeias indígenas. A cidade de Manaus, conforme os historiadores José Ribamar Bessa Freire (UFRJ) e Patrícia Maria Sampaio (UFAM), foi edificada sobre “cemitério dos Barés, Manáos e Tarumãs, Manassés”, entre outros.
O antropólogo Stephen G. Baines (UNB), em seu artigo "As Chamadas Aldeias Urbanas ou índias na Cidade" [2], comenta que ao “deixar as aldeias e entrar nas cidadesnão faz dos índios menos índios”, contrariando, dessa forma, a expectativas de muitos, inclusive daqueles que acham que Índios são "os que vivem no mato". Os grupos ou comunidades indígenas que se instalam em áreas periféricas de médias e grandes cidades brasileiras estão cada vez mais se organizando em defesa dos seus direitos de cidadãos urbanos, mantendo, entretanto, a sua identidade étnica.Em muitos casos, as comunidades indígenas/ urbanas se articulam com as das aldeias tradicionais de modo a melhorar a vida econômica dos grupos. São as chamadas “redes relacionais”, nas quais instituições ou pessoas, constituem relações de reciprocidade, apoio e ajuda mútua. A idéia de lugar, de terra indígena, de aldeia não é somente a do espaço fixo, determinado, mas o da territorialidade,no sentido do espaço que se constrói historicamente, de identidades que se mantém ou se ressignificam conforme os novos contextos.

Sem querer simplificar, mas o fato de passar a habitar em outro lugar, não tirará do Manauara sua condição de Manauara. Tão pouco, o indígena deixará de ser índio pelo fato de migrar para os espaços urbanos. A etnicidade[3] não se reduz ao aspecto daespacialidade, ainda que este seja um componente importante na manutenção da cultura e da sobrevivência de qualquer povo; a cultura é construída historicamente – mitos, crenças, objetos são feitos e elaborados conforme a relação que se mantém com o ambiente natural – e se modifica conforme o tempo e o espaço que habitamos.

Para as comunidades que se estruturam nas cidades, a reivindicação porserviços básicos de saúde e educação está associada ao desejo de manutenção da cultura e da língua. É o caso das mulheres Indígenas do Rio Negro que vive em Manaus (Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro - AMARN) e que se encontram, uma vez por semana, para conversar nas suas próprias línguas sobre seus problemas; ou ainda, o MEIAM (Movimento dos Estudantes Indígenas do Estado doAmazonas) que reivindicam escolarização diferenciada, formação técnica e profissional, contrariando o que afirma os partidários da ideologia assimilacionista, para a qual os índios nas cidades não são mais índios, são "aculturados" e, portanto, já deixaram de ser Índios.

Assim, é importante considerar que a identidade indígena nos centros urbanos configura-se nitidamente como uma identidadesocial contextual. A mesma pessoa pode se considerar indígena em alguns contextos, e não em outros, ou apelar a outras identidades genéricas geradas historicamente em situações de contato interétnico, como caboclo, descendentes, remanescentes, aculturados, índios misturados, mestiços.

Dessa forma, é necessário analisar criticamente sobre as histórias que nos contaram sobre os povosindígenas, principalmente, sobre alguns termos pejorativo que, naquele momento histórico, serviam para desqualificar e desvalorizar os indígenas em função do projeto político de exploração colonial, ora tratando-os como primitivos, selvagens, canibais, gente sem alma. Infelizmente, estes estigmas e mal tratos continuaram através dos séculos, hoje com termos mais generalizantes, como preconceito e a...
tracking img