Projeto hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sala de Espera: o manejo da ansiedade







Carla Daniele Ferreira Rocha

Déborah Thalita Dos Santos Rios

Fernanda Neves Camargo

Haline Evangelista Godoi



Gilmara Roriz







Pontifícia Universidade Católica de Goiás













Goiânia, 2010






Sala de espera: o manejo da ansiedade



Apresentação

O presente projeto apresentauma proposta referente às intervenções que podem ser realizadas na Sala de Espera no ambulatório do H.G.G. Na introdução foram mostrados os benefícios e os desafios de estruturar um grupo de Sala de Espera vivenciados tanto pelos pacientes e familiares como pelos os profissionais da área de saúde de acordo com a teoria de grupo. No desenvolvimento apresenta-se a justificativa, a metodologia, osobjetivos, o fluxograma e a viabilidade administrativa. Por fim, na conclusão, apresenta-se as considerações finais referentes ao projeto.


Justificativa

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de oferecer uma proposta para o hospital, à partir da análise feita pelos alunos da disciplina de estagio básico supervisionado na área da psicologia da saúde e hospitalar, pela necessidade deoferecer apoio psicológico aos pacientes e acompanhantes na sala e espera, que apresentam ter um nível alto de ansiedade.

Introdução

Através do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, o governo federal investe em uma nova forma de atendimento no âmbito da saúde, buscando perceber o sujeito em uma perspectiva holística, como um ser biopsicossocial e isso estádiretamente relacionado com a qualidade de assistência prestada nas instituições de saúde (Paixão & Castro, 2006). Essas autoras ainda colocam a necessidade de um projeto multiprofissional, que fornece ao paciente e acompanhantes um espaço para expressar seus sentimentos, fornecer informações claras acerca do tratamento, como uma forma de estar acolhendo suas dúvida e inquietações.
Corroborando com essasautoras, Veríssimo (2005) afirma que um suporte multiprofissional, principalmente o apoio psicológico, através de intervenções de grupo, fornece ao paciente e aos familiares uma possibilidade de esclarecer dúvidas sobre a doença e favorecer a elaboração das vivências e angústias relacionadas à enfermidade. Neste contexto das intervenções grupais, é necessário reconhecer que em uma instituição desaúde as demandas são variadas, acarretando uma necessidade de adequação a essas diversas finalidades. Segundo Veríssimo (2005), há duas modalidades de grupo: grupos psicoterápicos e grupos operativos ou grupos de apoio. De acordo com este autor, o primeiro trabalha-se com a interpretação das ansiedades e resistências. Já o segundo é adequado a situações em que os fenômenos psíquicos grupais devempermanecer latentes e permite uma maior flexibilidade, normalmente funcionando em regime aberto, com a alternância de integrantes de um encontro para o outro. É nessa modalidade grupal que insere o grupo de sala de espera.
O grupo sala de espera é “compreendido como uma intervenção em grupo a pacientes ambulatoriais (..). Os grupos de sala de espera configuram uma estratégia de atuação dentre asestratégias grupais em psicologia, constituindo uma forma de encontro entre os profissionais de saúde e os pacientes e familiares em diversos contextos” (Veríssimo, 2005, p. 39). Teixeira e Veloso (2006) apontam as características dessa intervenção grupal: o território e a formação do grupo em sala de espera, que são elementos distintos, apesar de interagirem. O território de sala de espera é olocal onde os pacientes aguardam o atendimento dos profissionais de saúde, portanto, é um espaço público. Desta forma, a priori, as pessoas que estão na sala de espera não configuram um grupo propriamente dito, mas um agrupamento. Contudo, quando uma atividade grupal se instaura por iniciativa dos profissionais de saúde, normalmente, forma-se um trabalho de grupo, específico para aquele contexto...
tracking img