A importancia do conhecimento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importancia do Conhecimento Cientifico
A importância do conhecimento científico diz respeito as principais características, relações e importância do senso comum e do conhecimento científico. Este estudo esclarece as principais duvidas a respeito do senso comum e do conhecimento cientifico, através de uma analise simplificada das características e das relações entre o senso comum e oconhecimento cientifico, dando ênfase a importância do conhecimento cientifico, chegando a conclusão de que o conhecimento cientifico é descoberto através do senso comum que são conhecimentos existentes insuficientes para explicar os problemas surgidos. Eles existem na pretensão de construir uma resposta segura para sanar as duvidas existentes com racionalidade e objetividade. Palavras-chave: ConhecimentoCientífico; Senso Comum; Características; Importância.
INTRODUÇÃO
Senso comum (ou conhecimento espontâneo, ou conhecimento vulgar) é a primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efectuadas.
O conhecimento científico é uma conquista recente da humanidade, pois tem apenas trezentos anos.
Este trabalho pretendemostrar o significado do Senso Comum e do Conhecimento Cientifico bem como suas características, relações e importância.
____________________
1 - Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNIASSELVI, na disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico no ano de 2008.
2- Graduado em Educação Física pela Universidade do Sul de Santa Catarina no ano de 2009.
SENSO COMUM
Senso comum (ou conhecimentoespontâneo, ou conhecimento vulgar) é a primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efectuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir. É baseado em fontes de conhecimento entre as quais o bom-senso, a tradição, a intuição e a autoridade de umconhecimento específico.
Quando alguém reclama de dores no fígado, esta pessoa pode fazer um chá de boldo que já era usada pelos avós de nossos avós, sem no entanto conhecer o princípio activo (substância química responsável pela cura) das folhas e seu efeito nas doenças hepáticas.
O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim deviver melhor e sobreviver. Para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à nossa ciência. Depois de cerca de quatro séculos, desde que surgiu com seus fundadores, curiosamente a ciência está apresentando sérias ameaças à nossasobrevivência. (ALVEZ, 2003, P. 21).
No senso comum não há análise, o senso comum é o que as pessoas usam no seu quotidiano, o que é natural, o que elas pensam que é verdade.
principais características do senso comum
Carácter empírico o senso comum é um saber que deriva directamente da experiência quotidiana, não necessitando, por isso de uma elaboração racional dos dados recolhidos através dessaexperiência.
Carácter acrítico não necessitando de uma elaboração racional, o senso comum não procede a uma crítica dos seus elementos, é um conhecimento passivo, em que o indivíduo não se interroga sobre os dados da experiência, nem se preocupa com a possibilidade de existirem erros no seu conhecimento da realidade.
Carácter assistemático o senso comum não é estruturado racionalmente, tanto ao nível dasua aquisição, como ao nível da sua construção, não existe um plano ou um projecto racional que lhe dê coerência.
Carácter ametódico o senso comum não tem método, ou seja, é um saber que não segue nenhum conjunto de regras formais. Os indivíduos adquirem-no sem esforço e sem estudo. O senso comum é um saber que nasce da sedimentação casual da experiência captada ao nível da experiência...
tracking img