Unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 APLICAÇÃO FINANCEIRA 4
2.2 JUROS COMPOSTOS 4
2.3 AVALIAÇÃO DE ESTOQUE..................................................................................5
2.3.1 INVENTÁRIO PERIÓDICO................................................................................6
2.3.2 INVENTÁRIOPERMANENTE.............................................................................6
2.3.3 AVALIAÇÃO DE ATIVOS....................................................................................6
2.4 PRÍNCIPIO DA ENTIDADE ...................................................................................8
2.5 PRÍNCIPIO DA COMPETÊNCIA............................................................................9
2.6 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL..................................................................................10

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................13

REFERÊCIAS...........................................................................................................14



1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo estudar osaspectos contábeis de uma empresa comercial, nele falaremos sobre diversos tópicos que envolvem a contabilidade de uma empresa. Citaremos alguns exemplos como: a forma de contabilização das aplicações financeiras e seus rendimentos; conceitos de juros compostos; avaliação de estoques; as formas de avaliações de ativos; os princípios da entidade e da competência; legislação contábil; falaremostambém sobre a função do CFC e CRC; descreveremos sobre as normas contábeis e a obrigatoriedade do cumprimento pelo contador e pelas empresas, falaremos também sobre qual forma de propaganda dos serviços contábeis pode ser feita sem ferir o código de ética profissional do contador.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 APLICAÇÕES FINANCEIRAS

As aplicações financeiras de renda fixa sãoutilizadas principalmente para as empresas investirem folgas temporárias de caixa, de forma que o dinheiro não fique parado e seja remunerado pelos juros até o momento de sua utilização. Há uma diversidade de aplicações que podem ser efetuados tanto no mercado financeiro quanto no mercado de capitais, na compra de títulos de credito e valores mobiliários públicos e particulares, como fundos de liquidezimediata; fundos de investimento de renda fixa ou variável; certificado de deposito bancários (CDBs); recibos de depósitos bancários (RDBs); deposito a prazo fixo; títulos e letras do Tesouro Nacional ou dos Estados; letras de cambio; deposito em caderneta de poupança e etc.
"Segundo Athar (2004), bens numerários "proporcionam liquidez imediata ás entidades, isto é, são ou transformam-serapidamente em 'dinheiro vivo’: caixa, bancos, aplicações financeiras de liquidez imediata.”
2.2 JUROS COMPOSTOS
O sistema de juros compostos é mais comum e usado no sistema financeiro, pois para os bancos e empresas financeiras principalmente, torna-se muito mais vantajoso e rentável que se trabalhe com esse tipo de regime de juros. As instituições financeiras utilizam esse métodode capitalização nas aplicações financeiras como na elaboração de financiamentos. O regime de capitalização composto tem grande importância financeira por representar melhor a realidade, os juros gerados pela aplicação serão incorporados ao capital inicial e gerarão mais juros no período seguinte.
2.3 AVALIAÇÕES DE ESTOQUES
A gestão de estoques tem como preocupação a buscaconstante da redução dos valores monetários de seus estoques atuando para mantê-los o mais baixo possível e dentro dos níveis de segurança e dos volumes para atender a demanda. Essa atividade é uma das mais importantes de uma empresa de manufatura, algumas chegam à falência por imobilizar elevadas somas de capital em estoques. Alguns fatores que justificam a avaliação de estoques são: assegurar...
tracking img