Anteprojeto - engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ENGENHARIA DE SOFTWARE II
Professor Reginaldo Bucci







ANTEPROJETO







Aluno RA
Lucas Fagundes 1121026-7
Lucas Tadeu 1020561-1
Monica Cardoso 1120645-1
Vinicius Lopes 1121030-0
Anteprojeto – Índice
1 – Introdução 3
2 – Objetivos 3
3 – Sistemática Proposta 4
3.1 –Conceitos 4
3.2 – Diretrizes 5
3.3 – Diagramas de Fluxo de Dados – DFD 6
3.3.1 – Contexto – Sistema de Estoque 6
3.3.2 – Nível 1 – Sistema de Estoque 7
3.3.3 – Nível 2 – Sistema de Estoque 7
3.4 – Órgãos envolvidos (órgãos x processos) 7
3.5 – Relação de Entradas e Saídas 7
3.6 – Recursos necessários 11
3.7 – Custos x Benefícios 12
3.8 – Cronograma 13
3.9 – Anexos 14



1 – IntroduçãoO estudo dos processos e fluxo de informações das atividades da empresa Pet Shop Vitória, através do Modelo Conceitual de Informações, possibilitou identificar o subsistema de estoque como o processo de maior complexidade no fluxo de informações por se relacionar diretamente com o subsistema de vendas e compras, necessitando maior tempo de implementação. A empresa atualmente não possuiautomatização ou integração de seus processos e seu ramo de atividade é venda a varejo de produtos. Desta maneira, surgiu a necessidade de controlar e automatizar os processos relacionados ao subsistema de Estoque anteriormente aos outros subsistemas da empresa.
As atividades do Estudo de Alternativas para o sistema de Estoque, apresentaram três alternativas de implementação. As alternativas apresentadasforam dois pacotes disponíveis no mercado, integrados, com custo de manutenção, e um sistema desenvolvido internamente e exclusivo para o Pet Shop Vitória. Através desse relatório, foi possível avaliar que a alternativa de desenvolvimento interno melhor atenderia as necessidades da empresa, corrigindo problemas apontados pela área com maior eficiência implicando em maior custo benefício.
2 –Objetivos
• Apresentar maiores detalhes sobre a alternativa escolhida na fase anterior que deverá ser implementada como solução para a aplicação em questão, bem como os prazos necessários para sua implementação;

• Obter dos usuários a aprovação para o Anteprojeto apresentado e, eventualmente, modificado com as adequações e sugestões pertinentes, propiciando o embasamento para a continuidade do seudetalhamento (Projeto Lógico) e implementação (Projeto Físico/Paralelo/Implantação).
3 – Sistemática Proposta
3.1 – Conceitos

DFD (Diagrama de fluxo de dados)
Ferramenta de modelagem que oferece uma visão do sistema, das entidades que o compõem e dos fluxos de informação que são trocados entre essas entidades. O DFD pode ter vários níveis de detalhamento, dependendo da necessidade deexplanação e representação do sistema.
Entidades
Representam sistemas, pessoas, órgãos da empresa, ou demais objetos que compõem um sistema.
Entidades Externas
Representam sistemas, pessoas, órgãos da empresa, ou demais objetos que interagem com um determinado sistema, mas que estão fora dos limites dele.
Processos do DFD
Os processos representam uma operação onde há entrada e saída deinformações, sendo realizado por uma entidade e recebido por outras entidades.
Fluxo de Dados
Conjunto de informações e dados que transitam entre as entidades do DFD.
Repositório de Dados
Depósito onde dados e informações são armazenadas. Englobam desde documentos e planilhas até tabelas de bancos de dados.
Interface
Meio pelo qual o usuário interage com o sistema, neste caso são as próprias telas dosistema que são apresentadas ao usuário.

Base de Dados
Arquivo que contém todos os dados referentes aos produtos e à movimentação no estoque. Este arquivo fica salvo em uma máquina específica para o sistema e é a partir desta Base de Dados que o cliente consegue extrair informções na forma de relatórios.
Terminal de Acesso
Máquina ligada em rede com o Servidor de Dados, esta máquina serve...
tracking img