Eloy chaves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






DÉBORA APARECIDA DA SILVA


TURMA GPN1


RESUMO SOBRE O DEBATE











Trabalho para nota – Tema: Adoção
Orientadora:
Profa. Flávia CuimSanto André/SP
2012


"O Dr. Eloy Miranda Chaves foi um grande legislador, instituindo inclusive a "Lei Eloy Chaves"  cujo deu-se inicio a Previdência Social”.Nascido em Pindamonhangaba em 27 de Dezembro de 1875, Eloy de Miranda Chaves passou grande parte da infância fora do país, pois o pai, coronel José Guilherme de Miranda Chaves,desempenhava as funções de cônsul geral do Brasil. Eloy retornou com 11 anos e passou a estudar nos principais colégios, formando-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito do Largode São Francisco em São Paulo.

       Foi nomeado promotor público em São Roque, mas em 1897 foi transferido para Jundiaí, onde fincou raízes. Casou-se com Almerinda Pereira Chaves e tevedois filhos: Vail Chaves e Antonieta Chaves. Em 1902 foi eleito Deputado Federal pelo PRP e em 1906 foi reeleito. A biografia de Eloy Chaves é extensa, tal a amplitude de atividades erealizações. Um dos marcos em sua vida foi à organização da Empresa Elétrica de Jundiaí, que em 1927 foi transferida para a Light.

Eloy Chaves ocupou importantes cargos nasadministrações públicas, entre eles a Pasta da Justiça e da Segurança em 1913, na gestão do Conselheiro Rodrigues Alves. Em 1919 foi eleito novamente para a Câmara Federal e apresentou em 1923, noCongresso, o projeto de Lei que, mais tarde, iria se transformar no embrião da Previdência Social. O nome, naquela época, era "Caixas de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários". Essa lei,chamada de "Lei Eloy Chaves" foi escrita em seu escritório na Fazenda Ermida e conferiu a seu criador o título de "Pai da Previdência Social". Em 19 de Abril de 1964, Eloy Chaves faleceu.
tracking img