Universitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A grande inspiração dos primeiros integrantes da trupe do Cirque era o sonho de mudar o mundo e torná-lo melhor. Para isso, voltaram-se à criação, produção e divulgação de obras artísticas com o objetivo de invocar o imaginário, provocar os sentidos e evocar a emoção das pessoas. Mais que isso, eles queriam estimular, comprometer e reconhecer seus funcionários diante da beleza esucesso de seus espetáculos.
Um grupo formado por jovens criadores, empreendedores, artistas, artesãos e pessoas de rua vindos da comunidade. Um desejo de reinventar as artes circenses, criando novas experiências e apresentando espetáculos em todo o mundo. Assim, nasceu o Cirque du Soleil em Quebec, Canadá, no ano de 1984. Sonho que se transformou em uma das empresas mais rentáveis e admiradas domundo, além de um dos maiores case de gestão de pessoas da atualidade. Todo indivíduo que trabalha no Cirque optou pela criatividade.
Para que esses objetivos se tornassem realidade, foi criado um modelo de negócios que possibilitou ao Cirque viver plenamente sua missão. A base desse modelo está em:
» Colocar a criação e a criatividade no centro de sua identidade e ações.
» Conjugar as artes comos negócios, garantindo a viabilidade financeira.
» Provocar a mudança: conspiração para um mundo melhor.

Um organograma diferente

A união entre o artístico e o comercial também se reflete no organograma do Cirque du Soleil. Além dos departamentos clássicos de qualquer companhia - marketing, recursos humanos, compras, finanças e assuntos legais, por exemplo, há outros igualmente relevantes:Criação: é responsável pela concepção dos espetáculos.
Produção: encarrega-se da confecção de vestuário, assim como da construção de cenografias, tendas e ferramentas.
Shows: cuidam das operações relacionadas com os espetáculos, como acordos com sócios de negócios.
Qualidade de shows: ocupa-se do Ca Sting e de garantir a alta qualidade artística dos intérpretes.
Produtos artísticos: éresponsável pela criação de números acrobáticos.
Multimídia: comercializa DVDs e filmes.
Cirque du Soleil Musique: cuida da venda de CDs com as trilhas sonoras dos espetáculos.
Merchandising: vende roupas e acessórios com o logo do Cirque du Soleil.
Novos empreendimentos: encarrega-se da criação de conteúdo para terceiros.
Mais que cálculos preciosos e fórmulas reveladoras, os critérios da empresaincluem histórias, paixões e sonhos.

Os valores do Cirque du Soleil

» Preservar a integridade do processo de criação
» Reconhecer e respeitar a contribuição de cada um para a obra comum
» Rejeitar os limites do possível
» Extrair inspiração das diversidades artística e cultural
» Estimular e promover o potencial da juventude
Há várias ferramentas para preservar a cultura e os valores deuma empresa. Uma das fundamentais é os programas de avaliação, conforme destacou Linda Gosselin, vice-presidente de Recursos Humanos do Cirque, durante sua palestra no CONARH 2008, o maior congresso de gestão de pessoas da América Latina.
Paixão, responsabilidade, comprometimento, envolvimento e criatividade compreendem os cinco atributos que fazem parte do programa de avaliação que; permite quehoje tanto funcionários quanto executivos do Cirque trabalhem de forma unificada e sejam avaliados da mesma maneira. Assim, consegui-se melhorar e simplificar, mas também trabalhar de forma alinhada para propor e praticar ações que permitam ser mais criativos, ágeis e eficientes.

Missão do Cirque du Soleil

Invocar o imaginário, estimular os sentidos e despertar a emoção das pessoas aoredor do mundo”.A Estratégia de produções múltiplas, shows temáticos, foco no público adulto e não no infantil,como fazem os circos convencionais incorporando características de shows de rock, ópera, balé e teatro , é meio de inovar para cumprir com sucesso o Propósito expresso em sua Declaração de Missão. O Cirque du Soleil poderá mudar o conteúdo da Estratégia ano após ano, mas a estrutura em...
tracking img