Universidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) A universidade através da história
Na Grécia e em Roma, durante a Antiguidade Clássica, surgiram as primeiras escolas, estas tidas como de alto nível. Oferecendo os cursos de medicina, filosofia,retórica e direito. Porém, com as invasões bárbaras tiveram de interromper esse processo de ensino superior.
Só depois a igreja católica estabelece o ensino superior, agora como uma “universidade”. Que estabelece o dogmatismo que era a imposição de verdades e teses autoritariamente demonstrativas. Tais teses se contestadas ,geravam a ira das autoridades, o que implicava em penas, que variavamde acordo com a gravidade, como a fogueira, prisão, afastamento das funções, etc. No século XVIII surge com os enciclopedistas, o movimento iluminista. Mas será somente o século XIX ,com a nascenteindustrialização, o responsável pelo “golpe” a universidade medieval e a de exaltação da universidade napoleônica --- na França --- que era caracterizada pela perda do sentido da alta cultura e aaquisição do caráter profissional. Notamos que com a universidade napoleônica surge também em consequência das transformações impostas pela industrialização, uma mentalidade voltada para a pesquisacientífica. E é em 1810, com a criação da Universidade de Berlim ( Alemanha ) que isso acontece. A universidade moderna em buscas de pesquisas e tecnologias é portanto uma criação alemã, preocupando-se empreparar o homem para descobrir, formular e ensinar a ciência.
Essas fontes de pesquisas e inovações foram de suma importância para o crescimento das nossas universidades. Porém, até os nossos diassonhamos com as qualidades estabelecidas por Cardeal Newman, fundador da Universidade de Dublin --- na Irlanda --- que sonhava com uma universidade que fosse centro de criação e difusão do saber e dacultura.
2) A universidade no Brasil
A família real chegou ao Brasil em 1808 e até essa data há notícias de 2.500 brasileiros diplomados, na sua maioria religiosos. Que faziam seus estudos...
tracking img