Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FISP
Faculdades Integradas de São Paulo




Engenharia de Software II

Engineering Software – Ian Somerville Ed. 2007

Validação e Verificação

Teste de Software





Marcos Francisconi








Abril de 2011
Resumo do Capitulo 22 do livro – Engenharia de Software – Ian Sommerville - 2007


Verificação e Validação.


Durante e depois do processo de implementação oprograma precisa ser verificado para assegurar que atende as especificações e funcionalidades desejadas pelas pessoas que estão pagando por ele. Verificação e Validação (V&V) é o nome dado a esta checagem e processo de analise. Verificação e Validação não são a mesma coisa. A explicação mais sucinta entre as duas pode se dar através de duas questões:

Validação: Estamos construindo o produtocerto?
Verificação: Estamos construindo de maneira certa, o produto?

Talvez quando você checar isso, encontre especificações funcionais e requerimentos não funcionais. Validação é um processo mais generalizado.
O objetivo da validação é garantir que o sistema do software satisfaça as expectativas dos clientes. O objetivo final da verificação e validação e estabelecer que o software estaenquadrado dentro da proposta. Isso significa que o sistema deve ser bom o suficiente para seu uso pretendido.
De acordo com Sommerville existem três critério para validar o software:

1-Função do Software: O nível de confiança exigido dependes de quão crítico é o software de uma organização. Por exemplo, o nível de confiança necessário para o software que é usado para controlar um sistema desegurança crítica é muito maior do que o exigido para um sistema protótipo de software que foi desenvolvido para demonstrar algumas idéias novas.

2 - Expectativas dos usuários. É uma triste reflexão sobre a indústria de software que muitos usuários têm baixas expectativas de seu software e não são surpreendidos quando ele falha durante o uso. Eles estão dispostos a aceitar estas falhas do sistema,quando os benefícios do uso compensam as desvantagens. No entanto, a tolerância de falhas no sistema do usuário tem vindo a diminuir desde 1990. As empresas de software devem dedicar mais esforços à verificação e validação.

3 - Ambiente de marketing. Quando um sistema é comercializado, os vendedores do sistema deve levar em conta programas concorrentes, o preço que os clientes estão dispostos apagar por um sistema e os prazos requeridos para a entrega desse sistema. Quando uma empresa tem poucos concorrentes, pode decidir lançar um programa antes que ele tenha sido totalmente testado e depurado, porque eles querem ser o primeiro no mercado. Quando os clientes não estão dispostos a pagar preços altos por software, eles podem estar dispostos ter mais tolerancia a falhas de software. Todosesses fatores devem ser considerados ao decidir quanto esforço deve ser gasto no processo de V & V.

Existem duas abordagens a serem consideradas do processo de validação e verificação, são elas:

1. - Inspeções de software ou de revisão de pares.


Analisar e controlar as representações do sistema, com o documento de requisitos, diagramas de design e o código fonte do programa. Vocêpode usar as inspecções em todas as fases do processo. As inspeções podem ser complementadas por uma análise automática do codigo-fonte de um sistema ou documentos associados. Inspeções de software e análise automatizada, são as técnicas de V & V estática, pois você não precisa executar o software em um computador.

2 - Teste de software.


Envolve a execução como a implementação dosoftware com dados de teste. Você examina os resultados do software e seu comportamento Operacional para verificar que ele está executando, conforme a necessidade. Teste é uma técnica dinâmica de verificação e validação.


Apesar de inspeções de software serem agora amplamente utilizados, o teste do programa será sempre, a verificação do software e técnica de validação. Testar, envolve o...
tracking img