Unifesp Resenha Nove Manh S

767 palavras 4 páginas
UNIFESP- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – BAIXADA SANTISTA

Curso de Serviço Social - Noturno
Metodologia do Trabalho Científico
Profa. Dra. Ana Maria Ramos Estevão
Resenha: Nove Manhãs contos do Futuro próximo
Aluna: Sandra Dias Dos Santos

2014

Nove Amanhãs, como o título se explica, tratam de nove futuros distantes (ou não tão distantes) da humanidade após a conquista do espaço. Mesmo se tratando de ficção científica futura, cada personagem é ao mesmo tempo tão atual, tão presente, que sua personalidade torna-se quase palpável.
A estória nos remete a um mundo distante, e existem três épocas especiais para os personagens: O “Dia da Leitura”, o “Dia da Profissão” e o período das “Olimpíadas”. No primeiro, as crianças de oito anos recebem, por fitas de instrução, o conhecimento necessário para se tornarem alfabetizadas; no segundo, aos dezoito, recebem o conhecimento para assumirem a profissão mais compatível com suas capacidades mentais; na terceira, os jovens instruídos disputam uma vaga de trabalho em um dos vários planetas exteriores, reservadas aos melhores de cada área. Neste mundo, onde as dúvidas a respeito da profissão foram eliminadas pelo sistema de instrução, um jovem encontra-se em uma situação única, onde sua ambição é confrontada com uma inesperada verdade. George Platen este é o seu nome. Anseia a chegada do mês das Olimpíadas. Como se fosse o dia do vestibular, como um candidato disputando a vaga nas melhores universidades. Cada etapa referente ao ensino na infância, passando pela adolescência e depois seguindo a vida adulta. Tudo muito comum a nossa realidade atual.
George tem um amigo de quarto o qual ele não se conforma com a sua comodidade, e nem um pouco com a sua falta de expressão na chegada do mês das Olimpíadas. Hali Omani sabia muito bem o que iria acontecer com George, pois o mesmo viveu a real situação. Embora George não soubesse da vida de seu amigo, eles travaram um pequeno desentendimento sobre o que ser como

Relacionados