Unidades menores da lingua : alfabeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁREA DE ENSINO: Língua Portuguesa

CONTEÚDO: Unidades Menores da Língua: Alfabeto

SÉRIE/CICLO: 1ª Etapa do 1º Ciclo

OBJETIVO GERAL:
• Compreender o Alfabeto como instrumento de Comunicação.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Entender que é através das vinte e seis letras do alfabeto que se pode escrever qualquer palavra.
• Compreender a função social da língua falada e escrita.
• Utilizaro texto do livro “O menino que aprendeu a ver” (Ruth Rocha) para motivar a compreensão da importância de ler e escrever.



DESENVOLVIMENTO

Iniciar a aula com uma conversação sobre aimportância da escrita (supondo que o conteúdo já esteja em processo, que já venha sendo trabalhado em aulas anteriores). Citar a história “O menino que aprendeu a ver” de Ruth Rocha e ressaltar que é atravésdas vinte e seis letras do alfabeto que se realiza a escrita e que sem este aprendizado nos assemelhamos ao “Joãozinho“ da história, que não conseguia compreender o que estava escrito por onde passava.- Passar o alfabeto no quadro, com o auxílio das crianças.
- Fazer a leitura do alfabeto com toda a turma de forma dinâmica. Pedindo para que um grupo enlace as vogais, outro para que identifique asconsoantes, outro as letras do seu nome e assim trabalhar no quadro explorando o alfabeto e relacionando as letras com nomes significativos para eles, relacionar também com as palavras que“Joãozinho” aprendeu na história.
- Trabalhar os crachás com os nomes, relacionando-os com o alfabeto. Contar quantas letras, vogais e consoantes tem em seu nome. Depois em dupla, comparar com o do colega,observando as letras que tem em comum e as que são diferentes. Contar também quem tem mais ou menos letras, vogais e consoantes em seu nome. Nesse caso, além de favorecer a socialização, pode-se tambémtrabalhar inter e transdisciplinarmente, pois se une a matemática na hora de fazer contas com as letras.
- Fazer uso do alfabeto móvel para construir a partir do que já conheceram até então, novos...
tracking img