Fonetica e fonologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISTINÇÃO ENTRE FONÉTICA E FONOLOGIA

FONOLOGIA

É a parte da Gramática que estuda o comportamento dos fonemas de uma língua, tomando-os como unidades sonoras capazes de criar diferença designificados.
Estabelece a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar palavras.
Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ouseja,(*) fonema.
A fonologia trata da forma de expressão.

FONÉTICA

É a parte da Gramática que estuda as particularidades dos fonemas, ou seja, as variações que podem ocorrer na realização dosfonemas. Sua unidade de estudo é o som da fala, ou seja , fone.
A fonética trata da substancia da expressão.
Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas eperceptivas.

FONEMA E LETRA

(*) Fonema é a menor unidade sonora e distintiva de uma língua. Os fonemas dividem-se em vogais, semi vogais e consoantes.
Vogal é todo fonema em cuja emissão o arpassa livremente pela boca (ou também pelo nariz), sem obstrução. Convém reforçar que o fonema é uma realidade acústica
Na língua portuguesa são seis as letras usadas para representar vogais: A, E,I, O, U e Y, este último sendo representado pela participação do som vocálico de 'i'.
Semivogal é uma vogal ou uma consoante aproximante que se assemelha a uma vogal, que são utilizados em conjuntocom outras vogais na mesma sílaba.
Na língua portuguesa existem duas semivogais, I, U que utilizam consoante aproximante:
A aproximante palatal (representada por /j/ no AFI) é formada quando opré-dorso da língua aproxima-se do palato anterior, sem no entanto existir fricção de ar. Encontramos essa semivogal, por exemplo em:
* leite /ˈlej.ʧi/ (PB) /ˈlɐj.tɨ/ (PE)
* cai /ˈkaj/
* dói/ˈdɔj/
* foi /ˈfoj/
* cuidado /kuj.ˈda.du/
A aproximante labiovelar (representada por /w/ no AFI) é formada quando o pós-dorso da língua aproxima-se do palato posterior ao mesmo tempo que...
tracking img